terça-feira, 23 de março de 2021

8103. Seia – Identificado suspeito de incêndio florestal

O Comando Territorial da Guarda, através do Núcleo de Protecção Ambiental (NPA) de Gouveia, dia 18 de Março, identificou um homem de 63 anos por crime de incêndio florestal, nas localidades de Vide e Cabeça, no concelho de Seia.

Na sequência do alerta de um incêndio florestal no início da noite de dia 17 de Março, os elementos do NPA deslocaram-se ao local, tendo apurado que o incêndio teve origem na realização de uma queima de sobrantes florestais, e consumido uma área superior a 300 hectares em área florestal. No decorrer das diligências policiais, foi identificado o suspeito. Os factos foram remetidos para o Tribunal Judicial de Seia.

A acção teve o reforço dos Postos Territoriais de Seia e de Loriga. A protecção de pessoas e bens, no âmbito dos incêndios rurais, continua a assumir-se como uma das prioridades da GNR, sustentada numa actuação preventiva, com o envolvimento de toda a população e demais entidades públicas e privadas, na salvaguarda da vida humana e na segurança do património de Portugal e dos portugueses.

 

A GNR relembra:

  • As queimas de sobrantes são uma das principais causas de incêndios em Portugal;
  • Em qualquer altura do ano é proibido queimar matos cortados e amontoados e qualquer tipo de sobrantes de exploração florestal ou agrícola sem pedir autorização ou fazer comunicação prévia;
  • Para evitar acidentes siga as regras de segurança, esteja sempre acompanhado e leve consigo o telemóvel.

* * * * * * * * * * * * * * * * *

Fonte (texto e imagem): GNR

Sem comentários: