terça-feira, 30 de março de 2021

8112. Concentração de poeiras em Portugal Continental

Imagens de Satélite às 07h00
* * *
Fonte: SAT24
===========
"CopyRight Eumetsat 2021"
======================
Nos últimos dias tem sido verificado o transporte de poeiras sobre o território continental, quer seja detectadas em imagens de satélite ou em observações de superfície, ou ainda em fotografias amplamente divulgadas nas redes sociais ou em outros meios de comunicação social. Este transporte de poeiras tem implicações na degradação da qualidade do ar e no agravamento de problemas de saúde, como por exemplo do foro respiratório e ainda uma redução de visibilidade na atmosfera.
Esta situação deve-se a um fluxo de sul induzido por um núcleo depressionário à superfície, com o reforço de um vale em altitude, que se encontra centrado entre o arquipélago da Madeira e a região do estreito de Gibraltar. Nesta circulação, uma massa de ar quente e seco que tem afectado o território continental com a subida gradual das temperaturas, em especial da máxima, no entanto, a nebulosidade média e alta que se tem verificado, poderá fazer com que a previsão das temperaturas máximas esteja sobrestimada para os dias 30 e 31.
Para o dia de hoje, 30 de Março, estima-se que o valor da temperatura máxima tenha sido sobrestimado entre 2 a 5°C. Com a aproximação de uma nova depressão no final do dia de 31 de Março e prevendo-se a ocorrência de precipitação a partir do dia 1 de Abril, a concentração de poeiras tenderá a diminuir.
Nos dias 29 e 30 de Março ter-se-ão verificado os valores mais elevados de concentração de poeiras. Ainda durante o dia 31 deverão verificar-se elevadas concentrações de poeiras, diminuindo gradualmente ao longo do dia.
Podemos observar na segunda figura uma imagem de satélite, produto Dust RGB, com a localização dos máximos de concentração de poeira nas zonas identificadas pela cor rosa/magenta bastante acentuada, ou seja mais evidente na região sul do território continental. As zonas a vermelho escuro representam nebulosidade média e alta também sobre Portugal.
* * * * * * * *
Fonte: IPMA

Sem comentários: