quarta-feira, 21 de abril de 2021

8137. IPMA (Informação especial): Depressão LOLA

Carta Sinóptica de Superfície prevista para

amanhã, dia 22 de Abril de 2021_12h00UTC
Fonte: MetOffice
=============
Arquipélago dos Açores – No âmbito da nomeação de tempestades do grupo SW da EUMETNET, o IPMA – Delegação Regional dos Açores, nomeou hoje (21 de Abril) a depressão LOLA, que deverá às 03 UTC de quinta-feira (22 de Abril) encontrar-se centrada a 41N 30W, ou seja, a cerca de 300 km a norte/nordeste do Corvo.
Prevê-se que a Depressão LOLA provoque um aumento significativo da intensidade do vento, com rajadas entre 120 a 130 km/h nos Grupos Ocidental e Central e até 100 km/h no Grupo Oriental, precipitação por vezes FORTE e também um aumento da agitação marítima com ondas de 6 a 7 metros de altura significativa em todos os Grupos.
Os efeitos irão fazer-se sentir nos Grupos Ocidental e Central a partir da tarde de hoje sendo o período mais crítico na quinta-feira.
Portugal Continental – O estado do tempo em Portugal continental será afectado por esta depressão a partir de sexta-feira dia 23. Assim, prevê-se para o final desta semana e início da próxima, períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de trovoada. O vento será do quadrante sul, mais intenso no dia 23 com rajadas até 90 km/h nas terras altas.
A agitação marítima irá aumentar, a partir da tarde de dia 23, com ondas de oeste/sudoeste com 2,5 a 3,5 metros de altura significativa na costa ocidental também na costa sul se prevê o aumento da agitação marítima, com ondas do quadrante sul com 1,5 a 2,5 metros.

Arquipélago da Madeira – O estado do tempo no Arquipélago da Madeira será condicionado por esta depressão LOLA, a partir da tarde de quinta-feira dia 22. Prevê-se a ocorrência de períodos de chuva ou aguaceiros, que poderão ser por vezes fortes e acompanhados de trovoada, em especial no sábado dia 24 de Abril e no domingo dia 25.
Durante a tarde do dia 22, prevê-se também um aumento da intensidade do vento, tornando-se moderado a forte do quadrante oeste, por vezes com rajadas até 80 km/h nas terras altas e nos extremos leste e oeste da ilha da Madeira.
A agitação marítima deverá aumentar a partir do dia 23 com ondas de noroeste com 3,5 a 4,5 metros (com máximos de 7 a 8 metros) na costa norte da ilha da Madeira e na ilha de Porto Santo. Na costa sul da ilha da Madeira prevê-se também um aumento da agitação marítima com ondas de oeste/sudoeste com 2,5 a 3,5 metros (com máximos de 5 a 6 metros).

* * * * * * * *
Fonte: IPMA

Sem comentários: