quinta-feira, 22 de julho de 2021

8257. BRASIL: Imagens aéreas mostram a paisagem congelada no Rio Grande do Sul



Imagens aéreas mostram em belíssimas fotos os campos de Soledade cobertos pela geada do amanhecer desta terça-feira. A temperatura na localidade da Serra do Alto do Botucaraí, no Norte gaúcho, chegou a 4,8ºC abaixo de zero nas baixadas do município, de acordo com dados de estações meteorológicas automáticas instaladas na zona rural. As imagens são de Luís Gustavo Calvi da Prefeitura de Soledade.

O município de Soledade é um dos mais frios do Rio Grande do Sul. A sua altitude acima de 700 metros e sua maior continentalidade (distância da costa) fazem com que registe frio muito intenso durante o Inverno com episódios em anos recentes de mínimas tão baixas quanto 7ºC a 8ºC abaixo de zero. O relevo ainda ondulado com muitas áreas de baixadas faz que alguns microclimas locais sejam muito mais frios que a área urbana nas noites de Inverno.

Em noites de céu claro ou de escassa nebulosidade, vento calmo, alta pressão atmosférica e perfil seco da atmosfera se opera um forte resfriamento nocturno. O ar frio que é mais denso e pesado tende a escoar para pontos mais baixos, o que faz com que as baixadas acabem registando as menores mínimas e a ocorrência de geada mais forte, não raro com congelamento no caso de Soledade.

* * * * * * * * * * * * * * * * *

Fonte: MetSul Meteorologia


Sem comentários: