domingo, 5 de setembro de 2021

8306. Furacão Ida deixa rasto de devastação

Mortes, ruas submersas que deixaram carros encalhados, apartamentos e metros inundados, assim é o cenário de devastação deixado pelo furacão Ida, que arrasou os estados de Nova Iorque e Nova Jérsia, onde foram registadas pelo menos 45 vítimas mortais provocadas por chuvas torrenciais, que causaram enormes inundações.

O caos a que esta zona ficou entregue obrigou o presidente da Câmara de Nova Iorque, Bill de Blasio, na noite de quarta-feira, a colocar o estado pela primeira vez sob alerta de enxurrada. «Estamos a enfrentar condições meteorológicas históricas, com chuva recorde por toda a cidade, cheias brutais e condições perigosas nas nossas estradas», alertou o mayor.

As chuvas deixaram milhares de nova-iorquinos sem electricidade, estações de metro submersas, e apartamentos em caves eram inundados de um momento para o outro, deixando os moradores encurralados. Meios de comunicação internacionais divulgaram relatos assustadores da realidade que se está a viver nestes estados afectados pela tempestade. Em Queens, foi reportado que a água encheu o pátio de um apartamento subterrâneo que destruiu a porta de vidro e deixou uma mulher de 48 anos presa. «Ela estava a gritar: ‘ajudem-me, ajude-me!’», contou o assistente de um prédio nesta zona de Nova Iorque, Jayson Jordan, ao Guardian.

Devido à catástrofe, Nova  Iorque ficou sujeita a uma proibição de circulação, em vigor até às 17h de quinta-feira, com excepção de veículos de emergência, e no aeroporto internacional Newark Liberty, um dos principais da área metropolitana de Nova Iorque, todos os voos tiveram de ser cancelados.

No 16.º aniversário do Furacão Katrina, que matou mais de 1800 pessoas, a maioria delas por afogamento, os habitantes de Nova Orleães reviveram os sentimentos da devastação provocada por este desastre natural e já registaram cerca de uma dezena de mortos. O furacão deixou também cerca de 255 mil casas sem água e mais de um milhão de casas e negócios sem energia em Nova Orleães. Algumas áreas poderão ter de esperar três ou mais semanas antes de ser restabelecida a rede eléctrica.

No entanto, Nova Orleães nem foi das que sofreram menos danos, quando comparada a outras cidades do estado do Louisiana, uma vez que já se encontra preparada e protegida para enfrentar este nível de «inundações  catastróficas», escreve a AP. «Este não é o nosso primeiro rodeo», disse um habitante da cidade, citado pela agência de notícias, em lágrimas enquanto olhava para a devastação do furacão, «mas é, sem dúvida, o pior».

A situação nos EUA tornou-se tão grave que o Presidente Joe Biden teve de anunciar medidas para evitar o risco de escassez de combustível e aumentos dos preços de bens essenciais face aos estragos que o furacão causou no sul do país. «É importante perceber que a região atingida pelo Ida é o centro chave da produção de petróleo da nossa nação e da infraestrutura de refinação», salientou Biden, prometendo utilizar as reservas estratégicas de gás para manter o combustível a fluir nas bombas.

Entretanto, outros notam que, a longo prazo, a preocupação terá mesmo de ser diminuir a dependência deste género de combustíveis fósseis, para evitar o aumento da frequência de catástrofes naturais deste género.

Hugo Geada

* * * * * * * *

Fonte: ionline


Sem comentários: