quarta-feira, 8 de setembro de 2021

8309. IPMA: Lista de Nomes de Tempestades


Tem início a 1 de Setembro a época 2021-2022 de nomeação de tempestades que afectam a Europa.

É atribuído um nome a todas as depressões extratropicais que originem um aviso de vento de nível laranja ou vermelho no sistema internacional de avisos meteorológicos, ou que tenha um impacto no território que mereça especial atenção de vigilância meteorológica. O primeiro país que emite esse aviso dá o nome à depressão/tempestade e informa os restantes países, que deverão manter o nome.

A nomeação de tempestades tem como objectivo chamar a atenção da população e dos meios de comunicação para a prevenção e a salvaguarda de vidas e bens em situação de risco, melhorar a comunicação entre os serviços de meteorologia e com a estrutura de protecção civil, facilitando a monitorização e estudo de depressões ao longo do seu percurso sobre a Europa.

Chama-se a atenção para o facto de as depressões a que seja atribuído um nome, por reunirem condições de vento muito forte numa região da Europa, poderão ter outros efeitos, ou mesmo nenhuns, sobre o território nacional. Por outro lado, sendo a intensidade do vento o critério principal para dar o nome à depressão/tempestade, outros sistemas depressionários a que não foi atribuído um nome podem ter associado precipitação, trovoada, queda de neve ou agitação marítima com impacto tal que dê origem a avisos meteorológicos no território nacional. Note-se ainda que tempestades com nome atribuído por países de outros grupos deverão conservar a designação original no caso, pouco provável, de também afectarem o nosso país.

Portugal está integrado no  Grupo Sudoeste (SW Group) composto pelo IPMA, AEMET (Espanha), Météo-France (França), RMI (Bélgica) e ao qual aderiu este ano o Meteolux (Luxemburgo). Em trabalho conjunto foi definida a lista de nomes que hoje se divulga para a nomeação destes episódios extremos e em articulação com outros serviços meteorológicos da Europa e dos EUA.

A nomeação de tempestades teve início em 2017, ano em que os serviços meteorológicos nacionais que compõem a rede europeia EUMETNET passaram a nomear as depressões ou tempestades, com base nos valores previstos da intensidade do vento que justificassem a emissão de um aviso meteorológico a partir de nível laranja.

O IPMA, como entidade responsável pela vigilância meteorológica em Portugal, integrou o projecto europeu de nomeação de tempestades no âmbito da EUMETNET, e integra o METEOALARM, o sistema europeu que agrega a informação de tempo extremo ou de grande impacto dos serviços meteorológicos nacionais.

* * * * * * * * * * * * * * * * * *

Fonte (texto e imagem): IPMA


Sem comentários: