terça-feira, 14 de setembro de 2021

8316. PORTUGAL CONTINENTAL: Agravamento do estado do tempo



O estado do tempo em Portugal continental irá estar influenciado esta terça-feira pela aproximação e passagem de uma superfície frontal oclusa sobre o território, do litoral para o interior e de sul para norte. Esta superfície frontal está associada a um centro de baixas pressões em superfície centrado a sudoeste da Península Ibérica, em deslocamento para nordeste, a que lhe corresponde, em altitude, um núcleo de ar muito frio.

Assim, com a situação sinóptica descrita, é de esperar um agravamento das condições meteorológicas em Portugal Continental a partir desta madrugada, com a formação de linhas de instabilidade ao longo da faixa ocidental e que irão progredindo posteriormente para nordeste, atravessando o território do continente; à passagem destas linhas de instabilidade serão esperados a ocorrência de aguaceiros, pontualmente fortes ou muito fortes e acompanhados de trovoadas, pontualmente concentradas e com possibilidade de ocorrência de fenómenos extremos de vento. A instabilidade iniciar-se-á ao longo da faixa litoral ocidental a partir desta madrugada e progredirá para o interior ao longo da manhã e início da tarde.

Espera-se uma melhoria significativa do estado do tempo a partir do início da tarde, inicialmente no litoral. Recomenda-se um acompanhamento do evoluir da situação meteorológica, consultando o site do IPMA, e prestar atenção às recomendações das autoridades, evitando tanto quanto possível a exposição às condições meteorológicas adversas.


Sem comentários: