Relatório descritivo para as estações portuguesas
A análise dos dados das estações meteorológicas portuguesas representados nos quadros, elaborados a partir da informação recolhida no portal WeatherOnline, permite concluir que, relativamente à temperatura máxima acumulada diariamente ao longo do terceiro trimestre de 2021, todas as estações em Portugal Continental, no arquipélago dos Açores e no arquipélago da Madeira acumularam valores iguais ou inferiores aos valores normais esperados para os meses de Julho, Agosto e Setembro (Verão).
Relativamente à distribuição da precipitação (valor máximo diário acumulado ao longo do terceiro trimestre de 2021), as estações meteorológicas do Porto/Pedras Rubras, Aeródromo de Viseu e de Coimbra, em Portugal Continental, acumularam valores superiores aos valores normais; todas as restantes estações meteorológicas do país acumularam valores iguais ou inferiores aos valores normais esperados para os meses de Julho, Agosto e Setembro (Verão).
Os presentes dados referem-se ao terceiro trimestre de 2021. Os dados entre parênteses correspondem ao desvio em percentagem (do valor absoluto acumulado) relativamente à média para o terceiro trimestre do ano, calculado com base nos valores registados desde 2007 (acumulação de temperatura máxima diária e precipitação máxima diária) e 2010 (acumulação de temperatura mínima diária). A cor verde assinala que, no referido trimestre, a estação meteorológica registou valores superiores ao que é normal no trimestre, enquanto a cor vermelha significa que a estação meteorológica registou valores inferiores ao que é normal para o trimestre.
Os dados estatísticos assinalam uma pontuação elaborada a partir do WeatherOnline, atribuindo uma pontuação de 10 a 1 a cada estação meteorológica que se posicionou nos 1º a 10º lugar no ranking diário de temperaturas máximas e mínimas e de precipitação acumulada em 24 horas, no conjunto de todas as estações meteorológicas da Europa, consideradas no seu conjunto como padrão de comparação.
Sem comentários:
Enviar um comentário