quinta-feira, 28 de outubro de 2021

8359. IPMA: Mudança do estado do tempo em Portugal Continental

Imagem de satélite às 18h00
* * *
Fonte: SAT24

========== 
A partir do meio da tarde de dia 28 de Outubro, quinta-feira, prevê-se uma alteração significativa das condições do estado do tempo em Portugal continental. O tempo seco e ameno dos últimos dias dará lugar a tempo chuvoso, a uma descida da temperatura máxima e a uma subida da temperatura mínima entre os dias 28 e 31 de Outubro.
A região anticiclónica que se estende desde os Açores até à Europa Ocidental irá enfraquecer, e permitir a aproximação e passagem de uma superfície frontal fria nos dias 28 e 29 e, posteriormente, a influência de uma massa de ar tropical com elevado conteúdo em vapor de água, transportada latitudinalmente, num padrão usualmente conhecido como rio atmosférico.
Esta situação meteorológica irá originar precipitação em todo o território e tem potencial para produzir chuva persistente e, por vezes, forte, em especial no litoral Norte e Centro no dia 29 e nas regiões Centro e Sul no dia 30 e nas regiões Norte e Centro nos dias 31 de Outubro e 1 de Novembro.
A precipitação que ocorrerá associada a este episódio pouco comum em Portugal, trará a vastas regiões do território nacional valores acumulados em 24 horas da ordem de 50 a 60 mm, sendo que em zonas de montanha, onde os mecanismos de precipitação serão amplificados, poderão ocorrer valores da ordem de 70 a 80 mm. No período do fim de semana e feriado, a precipitação acumulada em diversas áreas no Norte e Centro excederá os 100mm, prevendo-se que nas zonas montanhosas ultrapasse mesmo os 150 mm, com o consequente aumento significativo dos caudais de rios e ribeiras.
O vento do quadrante sul irá aumentar de intensidade, em particular na faixa costeira e nas terras altas onde soprará temporariamente forte e com rajadas até 70 km/h e 90 km/h respectivamente.
Salienta-se ainda o aumento da agitação marítima na costa de Portugal continental e nas zonas marítimas de responsabilidade nacional. No dia 30 prevê-se ondas de oeste que poderão atingir 4 metros na costa ocidental a sul do Cabo Mondego.
* * * * * * * *
Fonte: IPMA

Sem comentários: