segunda-feira, 8 de novembro de 2021

8370. IPMA alerta para possibilidade de acumulação de precipitação no grupo Central dos Açores

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera alertou esta segunda-feira para a possibilidade de valores acumulados de precipitação entre 20 e 40 litros por metro quadrado numa hora no grupo Central dos Açores, que está sob aviso laranja.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) elevou esta segunda-feira para laranja o aviso de chuva, por vezes forte, nas ilhas do grupo Central até à madrugada de terça-feira. Num comunicado enviado às redacções, ao início da tarde de hoje, a delegação dos Açores do IPMA explica que "a superfície frontal fria com ondulações que tem afectado o estado do tempo nas últimas horas nas ilhas dos grupos Ocidental e Central está a intensificar-se". Segundo o mesmo comunicado, assinado pela meteorologista Vanda Costa, da delegação nos Açores do IPMA, prevê-se que "possam ocorrer valores acumulados de precipitação entre 20 e 40 l/m2 em 1 hora em algumas zonas do grupo Central".
As ilhas do grupo Central (Terceira, São Jorge, Pico, Graciosa e Faial) estão sob aviso laranja até às 06h00 de terça-feira. Já as ilhas do grupo Ocidental (Flores e Corvo) vão estar sob aviso amarelo até às 18h00 de hoje, tendo em conta a previsão de chuva, por vezes forte, acompanhada de trovoada. O aviso laranja é emitido pelo IPMA quando existe uma situação meteorológica de risco moderado a elevado e o aviso amarelo sempre que há risco para determinadas actividades dependentes da situação meteorológica.
O Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores recomenda que sejam tomadas medidas de autoprotecção para estas situações meteorológicas, entre as quais a manutenção e limpeza dos sistemas de drenagem das residências. "Não circular sem necessidade, porque pode atrapalhar a circulação das forças de segurança e colocar em risco a sua segurança, nomeadamente, cair em buracos ocultados por lençóis de água", são outras das recomendações da Protecção Civil Regional à população.
A Protecção Civil aconselha ainda aos condutores para redobrarem a atenção, já que "em locais não pavimentados as águas podem causar erosão dos solos, levando à queda de muros, taludes, postes, entre outros".
* * * * * * * * * * * * * *
Fonte: Correio da Manhã

 

Sem comentários: