Estado do Tempo – Portugal Continental
Semana de 30 de maio a 5 de junho
* * *
A previsão indica uma alteração do padrão atmosférico, com a crista anticiclónica que tem estado a condicionar o estado do tempo a dar lugar a um regime depressionário. Uma depressão centrada a oeste do continente e em progressão para nordeste em direção ao Golfo da Biscaia, à qual estão associadas perturbações frontais, trará precipitação a praticamente todo o território durante a primeira metade da semana. No final da semana existe a possibilidade de formação de uma nova depressão, a qual poderá originar mais precipitação na zona norte do país. Em resumo, será uma semana chuvosa a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela.
O início da semana será com chuva fraca no litoral oeste na segunda-feira, 30 de maio, que irá progressivamente estender-se para o interior de todo o território ao longo do dia. Na terça-feira, 31 de maio, e na quarta-feira, dia 1 de junho, prevêem-se períodos de chuva ou aguaceiros fracos a moderados, em particular nas zonas montanhosas do norte e centro, já com acumulados significativos para época do ano, podendo ser superiores a 20 mm/24 horas em algumas áreas.
Também nestes dias existe a possibilidade de ocorrência de trovoada. Nos restantes dias da semana, são esperados aguaceiros fracos ou mesmo ausência de precipitação, mas existe elevada incerteza associada neste parâmetro, devido ao tipo de regime de tempo que deverá afetar-nos. Quanto às temperaturas durante a semana, começarão com valores de temperatura máxima entre 20°C e 23°C no litoral oeste e 23°C a 26°C no interior, mantendo-se estes valores sem alteração significativa até à próxima quinta-feira, dia 2. A partir de dia 3 prevê-se uma pequena subida dos valores de temperatura máxima.
Destaque-se na próxima semana o dia da criança, 1 de junho, data em que tradicionalmente se realizam diversos eventos ao ar livre. Para este dia espera-se precipitação fraca ao longo do dia, podendo ser temporariamente moderada no litoral norte e centro, havendo a possibilidade de ocorrência de trovoada no interior norte e centro no período da tarde. O vento merece nota de destaque, já que com a aproximação da depressão ao continente e o consequente aumento da intensidade do vento, este deverá soprar moderado e acompanhado de rajadas, até 50 km/h de forma generalizada e poderão atingir 60 km/h em alguns locais. Neste tipo de situação, o posicionamento da depressão influencia de forma significativa as previsões, pelo que se recomenda, em particular a quem tenha atividades planeadas para o exterior para este dia e em virtude da incerteza associada, o acompanhamento próximo das previsões meteorológicas nos próximos dias.
* * * * * * * *
Fonte: IPMA
Sem comentários:
Enviar um comentário