terça-feira, 7 de junho de 2022

8602. PORTUGAL CONTINENTAL: 9 a 13 de Junho (Tempo quente e instável)

Entre dias 9 e 13 de Junho em Portugal continental prevê-se uma situação de tempo quente, devido a uma massa de ar tropical proveniente do Norte de África/Península Ibérica transportada na circulação conjunta de um anticiclone localizado sobre a região dos Açores, em crista para a Europa Central, e um vale depressionário que se estende desde o norte de África até à Península Ibérica.

Assim, prevê-se uma subida dos valores da temperatura, em especial da máxima e nos dias 9 e 10, atingindo-se na generalidade do território, temperaturas máximas entre 30 e 35°C, com valores mais elevados, da ordem de 40°C, na Beira Baixa, vale do Tejo e interior do Alentejo. Na faixa costeira ocidental, os valores deverão ser ligeiramente inferiores, variando aproximadamente entre 25 e 30°C, devido ao vento de nor-noroeste, que poderá ser por vezes forte durante as tardes. No dia 13, a tendência aponta para uma pequena descida dos valores de temperatura, em especial da máxima, entre 2 e 5°C.

Os valores das temperaturas máximas deverão estar entre 5 e 12°C acima dos valores médios para a época do ano, situação que é comum nesta altura do ano, e que neste contexto levará à emissão de avisos de Tempo Quente, em particular no interior.
As temperaturas mínimas deverão subir no dia 10, prevendo-se noites tropicais no interior, em especial do Centro e Sul, e no sotavento algarvio. Salienta-se ainda, condições de instabilidade nas regiões do interior a partir da tarde de dia 10, com possibilidade de ocorrência de aguaceiros e trovoadas localizados. Adicionalmente, poderá haver transporte de poeiras oriundas do norte de África.

* * * * * * * *

Fonte: IPMA


Sem comentários: