sábado, 16 de julho de 2022

8666. 12 incêndios activos. Já foram retiradas 864 pessoas ao todo na sequência dos fogos no país

Até as 20h00 deste sábado foram registados 89 incêndios, com 12 ocorrências activas, três das quais "são significativas", o comandante nacional de Emergência e Protecção Civil numa conferência de imprensa. Além do incêndio em Bustelo, as outras duas ocorrências significativas são em Penafiel, no distrito do Porto, e em Celorico de Basto, no distrito de Braga.

"Estes incêndios envolvem já 391 operacionais, 111 meios aéreos (???) e estão no local 10 meios aéreos", detalhou, acrescentando que "não há vias afectadas pela acção dos incêndios"

Quanto a ocorrências significativas que já estão em resolução ou conclusão, e algumas delas já em vigilância activa, André Fernandes referiu que são 11 os distritos onde existe esta tipologia de ocorrências, no total de 25 ocorrências ainda em curso em termos de resolução/conclusão e que envolvem 1.294 operacionais, 364 meios terrestres, tendo ao longo do dia sido destacados dois meios aéreos para dar apoio a estas ocorrências.

Relativamente às zonas de concentração e apoio às populações, montadas nos últimos dias, nomeadamente em Leiria, Santarém e Viana do Castelo, foram criadas 12, que acomodaram um total de 431 pessoas, sendo que a maioria destas já regressaram às suas habitações, disse o comandante nacional de Emergência e Protecção Civil. No total, foram retiradas 864 pessoas, em resultados dos vários focos de incêndio no país.

Quanto a vítimas, o comandante disse que o acumulado desde 7 de Julho e até às 20h de hoje de pessoas que necessitaram de assistência é de 197, além da vítima mortal registada na sexta-feira, o piloto do avião de combate que caiu numa vinha em Castelo Melhor, concelho de Vila Nova de Foz Côa, distrito da Guarda.

* * * * * * * * * *

Fonte: PÚBLICO


Sem comentários: