quarta-feira, 24 de agosto de 2022

8720. Incêndios no alto douro e nordeste transmontano

Casas fora de perigo após reactivação de fogo de Vila Real – O incêndio que deflagrou domingo na Samardã, em Vila Real, e que durante a tarde sofreu uma reactivação depois de esta manhã ter entrado em fase de resolução, não tem casas em perigo, adiantou fonte da Protecção Civil. "A reactivação está a progredir em área de pinhal, não tem habitações em risco, nem se prevê que venha a ter", disse o comandante distrital de operações de socorro (CODIS) de Vila Real, Miguel Fonseca, durante um ponto de situação feito aos jornalistas.

O comandante adiantou que a reactivação do fogo a meio da tarde foi potenciada pelas alterações das condições meteorológicas, nomeadamente a direcção e intensidade do vento no local. Contudo, Miguel Fonseca espera que haja uma "ligeira descida" da intensidade do vento durante a noite para ajudar na resolução dos trabalhos.

Segundo o `site` da Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC) para o local estavam mobilizados, pelas 20:35, 387 operacionais, apoiados por 112 viaturas.

Fogo em Valpaços reactiva e obriga à mobilização de quatro meios aéreos – O incêndio que deflagrou na terça-feira em Valpaços, distrito de Vila Real, sofreu hoje uma reactivação, mobilizando, até ao momento, 177 operacionais e quatro meios aéreos, adiantou à Lusa fonte da Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC). Segundo a fonte, o fogo entrou na terça-feira à noite em fase de resolução, mas hoje, pelas 15:45, reactivou no "mesmo local e mesma linha de incêndio".
Com uma frente activa, o incêndio está a consumir uma zona de mato e pinhal e está numa zona de difícil acesso, o que obrigou ao aumento de operacionais no terreno, sublinhou. O aumento de meios, que são já 177, visa fazer o combate às chamas de forma manual, aproveitando o apoio dos quatro meios aéreos. Apesar da dimensão do fogo não há casas perigo, vincou.

* * * * * * * * * * * *

Fonte: RTP Notícias


Sem comentários: