segunda-feira, 12 de setembro de 2022

8736. Ciclone extratropical Danielle


CORRENTE DE SUDOESTE QUENTE E MUITO HÚMIDA – O ciclone extratropical Danielle estava centrado aproximadamente em 41°N 22°W às 12UTC de hoje, dia 11 de Setembro, prevendo-se que se aproxime gradualmente de Portugal continental. As linhas de instabilidade que lhe estão associadas irão originar precipitação, por vezes forte e acompanhada de trovoada e rajadas fortes de vento, no litoral oeste a partir da noite de domingo para segunda-feira e evoluindo gradualmente para leste. Este cenário de precipitação deverá manter-se ao longo da semana, embora com menores quantidades de precipitação acumulada a partir de dia 14.

O vento será do quadrante sul, soprando temporariamente forte nos dias 12 e 13 na faixa costeira ocidental, com rajadas até 65 km/h, e nas terras altas, com rajadas até 75 km/h.  A agitação marítima irá aumentar com ondas de oeste/sudoeste entre 2,5 e 3,5 metros de altura significativa a partir da tarde de dia 12 até ao fim do dia 13.

Após um período de seca prolongado, este episódio de precipitação forte poderá dar origem a escorrência superficial considerável das águas pluviais em zonas íngremes e em solos queimados, devido à sua lenta infiltração. Adicionalmente, e dependendo da intensidade local da precipitação, poderá ocorrer redução de visibilidade e, em meios urbanos, poderão ocorrer cheias rápidas.

Devido à incerteza associada às quantidades de precipitação acumulada e à sua localização recomenda-se o acompanhamento da previsão e avisos meteorológicos para os próximos dias.

* * * * * * * *

Fonte: IPMA


Sem comentários: