sexta-feira, 23 de setembro de 2022

8756. Bem-vindo, outono!


O verão chegou ao fim! O outono é caracterizado pela queda das folhas e das temperaturas, chegou esta sexta-feira, pelas 2h04. Duas vezes por ano, nos equinócios da primavera e do outono, os dias são iguais às noites.

O outono é a estação associada aos amarelos e castanhos das árvores, associada à queda das folhas, aos primeiros frios e chuvas. É a preparação para o inverno que chega às 21h48 do próximo dia 21 de Dezembro, e na poesia aparece muitas vezes associado à melancolia e à nostalgia. Mas, até chegar o Inverno, ainda vamos ter de mudar a hora. Será no dia 30 de Outubro, às 2h00, altura em que os relógios serão mudados para a 1h00, dando-se então início ao horário de inverno.

O Observatório Astronómico de Lisboa explica, na sua página na internet, que os equinócios são definidos como o instante em que o ponto central do Sol passa no equador e, por isso, o centro solar nasce no ponto cardeal Este e põe-se exactamente a Oeste, «encontrando-se durante 12 horas acima do horizonte matemático em qualquer lugar da Terra nestes dias».

* * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Fonte (texto e imagem): VISÃO


Sem comentários: