segunda-feira, 27 de março de 2023

8953. Esta noite deve olhar para o céu: saiba quais os cinco planetas que vão estar alinhados

Esta noite prepare-se para um ‘desfile’ planetário: Mercúrio, Júpiter, Vénus, Marte e Urano vão estar alinhados. É durante esta época do ano que todos os 110 dos vários objectos do céu profundo catalogados pelo astrónomo francês Charles Messier surgem. Os astrónomos amadores, munidos com telescópios e um bom conhecimento do céu, podem ficar acordados do anoitecer ao amanhecer, procurando e registando o máximo de objectos Messier que puderem.

Mas esta pode ser definida como uma ‘manic monday’ pois é uma oportunidade de avistar cinco planetas e um famoso aglomerado de estrelas. Mas será um desafio. Para quem somente dispõe de um bom par de binóculos, certifique-se que sejam 7 x 35 ou 7 x 50 – o primeiro número diz respeito ampliação, o segundo ao tamanho da lente objectiva em milímetros. Comecemos pelo menor (Mercúrio) e o maior planeta (Júpiter): depois de encontrar um local de observação, aguarde aproximadamente entre 20 e 25 minutos após o pôr-do-sol. E não conte com um tempo de visualização muito comprido: ambos os planetas vão estar no horizonte entre 25 e 30 minutos.

E como os encontrar? O melhor é varrer lentamente ao longo do horizonte com os binóculos: Mercúrio estará à direita de Júpiter, que estará mais brilhante – vão estar separados por apenas 1,3 graus.

Em contraste com Mercúrio e Júpiter, o terceiro planeta será muito fácil de ver: a deslumbrante Vénus. É o primeiro planeta a procurar quando o sol se põe. Vénus vai tornar-se cada vez mais proeminente no céu nocturno ocidental, a cada noite que passa. O quarto planeta da nossa lista é Marte. Há vários meses, brilhava intensamente porque estava relativamente perto da Terra – agora está 2,5 vezes mais distante do que no final do Outono passado. Tem actualmente 1/13 do brilho quando comparado com o início de Dezembro. No entanto, ainda é bastante visível – está entre as 21 estrelas mais brilhantes possíveis de ser vistos no céu. Para o encontrar, olhe para a Lua: no canto superior esquerdo, aquele ponto amarelo-laranja brilhante será Marte.

Se quiser, vire-se um pouco mais à esquerda de Marte e vai avistar M35, um aglomerado de estrelas na constelação Gémeos. Por último, Urano. Quase invisível a olho nu em noites muito escuras e claras, use Vénus como referência. Esta segunda-feira, será apenas três graus para o canto superior esquerdo desse planeta, de tons esverdeados pálidos.

* * * * * * * * * *

Fonte: Multinews

Sem comentários: