Na noite desta segunda-feira é possível observar a primeira superlua de 2023, uma lua cheia ligeiramente maior do que o normal. Hoje, a Lua vai estar a 361.934 quilómetros de distância da Terra, segundo o portal "Space.com", o que faz com que pareça 16% mais brilhante do que o habitual.
O site científico que se dedica à exploração espacial adianta que a Lua estará esta terça-feira, dia 4 de Julho, no seu perigeu, ou seja, no ponto mais próximo da Terra. No entanto, será hoje às 23h40 (hora de Lisboa) que o lado da Lua voltado para a Terra ficará completamente iluminado pelo Sol. Assim sendo, esta será a melhor altura para admirar em Portugal. Esta lua chama-se "Lua do Trovão" devido às trovoadas que marcam o início de verão, e irá aparecer na constelação Sagitário.
Amanhã, a 4 de Julho, a Lua estará mais próxima da Terra, sendo que também parecerá ligeiramente maior do que o normal. Três dias depois, irá aproximar-se dos anéis de Saturno. A Lua tem uma órbita elíptica da Terra e todos os meses atinge o ponto de perigeu (distância menor da Terra) e apogeu (distância maior da Terra).
Este fenómeno vai acontecer quatro vezes ao longo do ano. Depois da “Lua do Trovão”, a próxima lua cheia será a Lua do Esturjão, a 1 de Agosto, que acontecerá a 357 mil quilómetros da Terra, sendo a segunda maior superlua do ano.
Beatriz Cavaca
* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *
Fonte (texto e imagem): SAPO Notícias
Sem comentários:
Enviar um comentário