Este sistema alertou, durante o dia de ontem, as inundações que se sentiram em Alcântara, o que possibilitou que a polícia municipal, os bombeiros e as equipas de limpeza urbana fossem direccionadas de forma rápida para este local.
Durante o mau tempo que se fez sentir ontem, o centro de Tecnologia do comando operacional de Lisboa recorreu à utilização do painel de detecção precoce de inundações da Greenmetrics, que forneceu actualizações em tempo real sobre os eventos de inundação e em toda a cidade. Este sistema alertou, durante o dia de ontem, as inundações que se sentiram em Alcântara, o que possibilitou que a polícia municipal, os bombeiros e as equipas de limpeza urbana fossem direccionadas de forma rápida para este local, evitando o que se poderia ter transformado numa inundação de grandes proporções.
A Greenmetrics expandiu, no início desta semana, em Oeiras, a rede de sensores, com 11 novos dispositivos inteligentes, complementando uma frota já existente de 30. Os sensores estão estrategicamente posicionados em zonas de alto risco, de forma a detectar inundações e alertar de forma preditiva para a subida do nível da água. Esta é uma empresa portuguesa que oferece soluções integradas que actuam na prevenção de inundações urbanas, optimização de práticas de irrigação dos solos e monitorização da localização de espécies protegidas, e que viu os seus esforços serem validados durante a tempestade Aline que se fez sentir ontem.
Inês Correia Botelho
* * * * * * * * * * * * * * * *
Fonte: O JornalEconómico
Sem comentários:
Enviar um comentário