Portugal Continental – Entre os dias 24 e 26 de Dezembro, o estado do tempo em Portugal Continental vai ser influenciado por um anticiclone localizado a nordeste dos Açores, que se estende em crista até ao Golfo da Biscaia e até à região da Madeira. Assim, para os próximos dias, prevê-se céu pouco nublado, apresentando muita nebulosidade até meio da manhã, em especial no interior Norte e Centro. Existem condições para formação de neblina ou nevoeiro matinal, em especial no nordeste transmontano e na Beira Alta, onde o nevoeiro deverá persistir ao longo do dia, com possibilidade de formação de sincelo (congelação da humidade depositada sobre as superfícies). As condições para formação de nevoeiro estender-se-ão à região Sul na madrugada dos dias 25 e 26. O vento será em geral fraco predominando do quadrante leste.
Os valores de temperatura mínima vão variar entre 0 e 5°C na generalidade do território, entre 5 e 8°C no litoral, e entre -4 e 0°C em alguns locais do interior Norte e Centro. Prevê-se formação de geada no interior, em especial das regiões Norte e Centro. A temperatura máxima deverá registar, de um modo geral, valores entre 10 e 18°C, com os valores mais elevados no litoral das regiões Centro e Sul, em particular no Algarve, sendo inferior a 10°C no interior Norte e Centro. Salienta-se ainda, que nos locais do interior onde a persistência de nevoeiro ao longo do dia se verifique, os valores de temperatura máxima não deverão ultrapassar 4°C.
Na costa ocidental, as ondas serão de noroeste com 1 a 1,5 metros, enquanto na costa sul do Algarve as ondas serão inferiores a 1 metro.
A segurança rodoviária, em particular durante a noite e manhã, deverá ser afectada pela ocorrência de gelo na estrada e de nevoeiro.
Arquipélago dos Açores – Entre os dias 24 a 26 de Dezembro, prevê-se que a passagem de uma superfície frontal fria com ondulações afecte o estado do tempo em todo o Arquipélago com ocorrência de precipitação. Começando pelas ilhas do Grupo Ocidental no dia 24, nas ilhas do Grupo Central no dia 25 e apenas a partir do final do dia 25 condicionará as ilhas do Grupo Oriental. O vento moderado a fresco (20/40 km/h) com rajadas até 50 km/h, até então a soprar de sul, rodará para norte após a passagem da referida superfície frontal.
Prevê-se, ainda, a partir do dia 25, uma descida da temperatura do ar, com as mínimas a rondarem os 11ºC e as máximas à volta dos 17ºC.
Quanto à ondulação, espera-se ondas do quadrante leste entre 1 a 2 metros, passando a oeste/noroeste e aumentando para 2 a 4 metros.
Arquipélago da Madeira – Até ao dia 26 de Dezembro, o estado do tempo no arquipélago da Madeira vai ser condicionado por um anticiclone localizado a nordeste dos Açores, que se estende em crista até ao Golfo da Biscaia e à região da Madeira, e por uma depressão em altitude centrada a sueste do referido arquipélago.
Até dia 25, prevê-se períodos de céu muito nublado, com possibilidade de ocorrência de aguaceiros, em especial entre a tarde de dia 24 e o início da tarde de dia 15. A partir de dia 26, o céu apresentar-se-á geralmente pouco nublado e não deverá ocorrer precipitação. O vento soprará em geral fraco do quadrante leste.
A temperatura máxima deverá registar, de um modo geral, valores entre 16 e 22°C, sendo inferior nas terras altas, onde podem registar-se valores entre 9 e 12°C nos pontos mais altos da ilha da Madeira. Relativamente à temperatura mínima, prevêem-se valores entre 12 e 17°C, sendo mais baixos nas terras altas, onde se esperam valores entre 2 e 5°C nos dias 24 e 25 e entre 0 e 3°C no dia 26.
A agitação marítima será de noroeste, com ondas entre 1 a 1,5 metros na costa norte, prevendo-se ondas inferiores a 1 metro na costa sul.
* * * * * * * *
Fonte: IPMA
Sem comentários:
Enviar um comentário