Previsão do estado do tempo para Portugal Continental – Uma região anticiclónica localizada sobre o Atlântico, a estender-se em crista em direcção à Península Ibérica, e uma depressão em fase de cavamento em direcção às ilhas Britânicas, irão condicionar o estado do tempo em Portugal Continental no período compreendido entre 29 de Dezembro e 2 de Janeiro.
Desta forma, entre os dias 29 e 31, prevêem-se períodos de chuva, que será em geral fraca, nas regiões Norte e Centro, em especial no Minho e Douro Litoral, que poderá ser sob a forma de neve nas serras do extremo Norte no dia 31, e eventualmente nos pontos mais altos da serra da Estrela. Na região Sul, a probabilidade de ocorrer precipitação é baixa, com excepção do final de dia 29, e no dia 31 até meio da tarde, em que os valores variam aproximadamente entre 40 e 70%, em especial no litoral oeste e alto Alentejo.
A partir do final da tarde de dia 31, a probabilidade de ocorrer precipitação é baixa na generalidade do território, sendo esperada uma noite de passagem de ano sem precipitação, excepto no Minho, onde a probabilidade é da ordem de 40 a 60%. No dia 1 de Janeiro, a precipitação regressará ao Minho e Douro Litoral a partir da manhã, estendendo-se às restantes regiões no dia 2, altura em que poderá ser por vezes forte e acompanhada de vento forte.
O vento soprará fraco a moderado do quadrante sul, sendo por vezes forte nas terras altas, rodando temporariamente para oeste/noroeste no dia 31 de Dezembro, e sendo fraco variável entre o final da tarde de dia 31 e o início da manhã de dia 1.
Salienta-se ainda, a existência de condições favoráveis à formação de neblinas e nevoeiros durante a madrugada e manhã de dia 1 de Janeiro, assim como formação de gelo e geada no interior Norte e Centro.
A temperatura máxima irá manter-se sem alteração significativa, com valores a variar entre 13 e 18°C no litoral e interior Sul, e entre 8 e 12°C no interior Norte e Centro. Prevê-se ainda uma descida dos valores da temperatura mínima no dia 1, a qual deverá variar entre 6 e 8°C no litoral, e entre -1 e 5°C no interior. No dia 2 prevê-se uma subida de temperatura, em especial da mínima.
A agitação marítima irá aumentar entre a manhã de dia 31 de Dezembro e a manhã de dia 1 de Janeiro, prevendo-se ondas de noroeste que poderão atingir os 5 metros de altura significativa a norte do Cabo Raso.
Previsão do estado do tempo para o Arquipélago dos Açores – Nos dias 30 e 31 de Dezembro, o Arquipélago estará sobre influência de um centro de altas pressões. Sendo assim, não se prevê precipitação e o céu deverá apresentar-se com boas abertas. O Vento soprará de oeste fraco a bonançoso, rodando para sudoeste nos Grupos Ocidental e Central e para sueste nas ilhas São Miguel e Santa Maria.
No dia 1 de Janeiro, a aproximação e passagem de uma superfície frontal fria, com fraca actividade, deverá condicionar o estado do tempo em todas as ilhas provocando precipitação geralmente fraca.
O vento soprará de sudoeste, fresco a muito fresco com rajadas até 70 km/h nas ilhas Flores e Corvo e moderado a fresco com rajadas até 55 km/h nos Grupos Central e Oriental, rodando para oeste à noite com a passagem da superfície frontal fria.
No dia 2 de Janeiro, o Arquipélago encontrar-se-á numa situação pós-frontal pelo que o céu deverá apresentar-se com boas abertas e com ocorrência de aguaceiros fracos. O vento irá soprar de oeste moderado a fresco com rajadas até 55 km/h, tornando-se bonançoso a moderado.
Quanto à ondulação, esperam-se, ondas de norte/noroeste entre 2 a 4 metros, passando temporariamente a oeste/sudoeste no dia 1 de Janeiro, diminuindo para 2 a 3 metros no Grupo Oriental.
Relativamente à temperatura do ar, as mínimas a rondarem os 11/13ºC e as máximas a não ultrapassarem os 17/ 19ºC.
Previsão do estado do tempo para o Arquipélago da Madeira – O estado do tempo para o arquipélago da Madeira no período compreendido entre 29 de Dezembro e 2 de Janeiro, será condicionado pela aproximação e passagem de ondulações frontais de fraca actividade, associadas a depressões pouco cavadas, centradas aproximadamente à latitude da Madeira.
Assim, prevê-se a ocorrência de precipitação em praticamente todos os dias, com alternância de períodos de chuva, em geral fraca, generalizada a todo o arquipélago no dia 29 a partir do final da manhã, e aguaceiros no dia 30 e até meio da tarde de dia 31, mais frequentes nas vertentes norte e terras altas. A partir do final da tarde de dia 31 e até dia 2, é provável ocorrência de períodos de chuva, com uma probabilidade da ordem de 70 a 90% no final de dia 31, a qual diminuí para valores da ordem de 50 a 70% na madrugada de dia 1 de Janeiro, e para valores inferiores a 50% no restante dia 1, aumentando, no entanto, no dia 2.
O vento será fraco a moderado (até 30 km/h) do quadrante sul até final da tarde de dia 29, rodando para nor-nordeste, e para o quadrante leste no dia 1.
Os valores das temperaturas máximas deverão variar aproximadamente entre 19 e 23°C, com valores mais baixos nas terras altas, onde não deverão ultrapassar os 15°C, e têm tendência a descer ligeiramente no dia 31. Os valores da temperatura mínima deverão variar aproximadamente entre 14 e 18°C, embora sejam inferiores a 10°C nas terras altas.
A agitação marítima poderá atingir 3 a 3,5 metros de altura significativa, entre o meio da tarde de dia 31 e a madrugada de dia 1 de Janeiro, com uma componente de noroeste.
* * * * * * * *
Fonte: IPMA
Sem comentários:
Enviar um comentário