segunda-feira, 15 de janeiro de 2024

9258. IPMA: Depressão IRENE

No seguimento dos critérios de emissão estabelecidos, foi atribuído pela METEO FRANCE (Serviço Meteorológico Francês), o nome IRENE a uma depressão que estava centrada em 31N 30W às 12UTC do dia 15 de Janeiro (segunda-feira). A depressão IRENE no seu trajecto para noroeste vai aproximar-se do arquipélago dos Açores, e o sistema frontal que lhe está associado irá condicionar o estado do tempo em Portugal continental e no arquipélago da Madeira.
Assim, a partir do final da tarde de dia 16, no território do continente a precipitação será persistente, podendo ser por vezes forte e acompanhada de trovoada até ao final do dia 17, em especial nas regiões Norte e Centro. O vento irá intensificar a partir da manhã do dia 16, soprando por vezes forte no litoral, com rajadas até 75 km/h, e nas terras altas, com rajadas até 95 km/h, podendo esta situação estender-se até ao final do dia 17.
Prevê-se também um aumento da agitação marítima nos dias 17 e 18 com ondas de sudoeste com 4 a 5 metros em toda a costa, podendo ser temporariamente até 5,5 metros entre o Cabo Carvoeiro e Sines durante a manhã do dia 17.
Neste sentido já foram emitidos avisos de Precipitação, Vento e de Agitação Marítima.
No arquipélago da Madeira ocorrerão períodos de chuva ou aguaceiros, que serão por vezes fortes, em especial nas vertentes sul e terras altas da ilha da Madeira, no dia 16. O vento irá intensificar no dia 16, soprando de sudoeste forte, com rajadas até 95 km/h, sendo forte a muito forte nas terras altas, com rajadas até 120 km/h.
O aumento da agitação marítima também será significativo com ondas do quadrante oeste com 4 a 5 metros nos dias 16 e 17, sendo temporariamente até 5,5 metros na costa sul da Ilha da Madeira durante o dia 16.
Neste sentido já foram emitidos avisos de Precipitação, Vento e Agitação Marítima.
No arquipélago dos Açores irá ocorrer um aumento da intensidade do vento, com rajadas até 90 km/h, e precipitação por vezes forte nos dias 15 e 16 de Janeiro, tendo já sido emitidos avisos de Precipitação e Vento.
O vento e a agitação marítima fortes associados à área de influência da depressão IRENE irão afectar as áreas marítimas de responsabilidade nacional. Devido a esta situação meteorológica, aconselha-se o acompanhamento das previsões meteorológicas e dos avisos, bem como das recomendações da Autoridade Nacional de Protecção Civil (https://prociv.gov.pt/).
* * * * * * * *
Fonte: IPMA

Sem comentários: