sexta-feira, 9 de fevereiro de 2024

9278. IPMA: Previsão Especial Carnaval 2024

Portugal continental – O estado do tempo em Portugal Continental, entre os dias 9 e 13 de Fevereiro, sexta-feira e terça-feira de Carnaval, será condicionado pela passagem sucessiva de ondulações frontais associadas a depressões que se deslocam no Atlântico em direcção à Europa. Esta situação meteorológica é caracterizada pela ocorrência de precipitação, por vezes forte, alternada com períodos em que a precipitação será mais fraca ou mesmo ausente.

Deste modo, até ao dia 13, a precipitação deverá ocorrer em todo o território, sendo por vezes forte nas regiões Norte e Centro. No entanto, devido ao estabelecimento de um anticiclone entre o arquipélago das Canárias e o golfo de Cadiz, a precipitação no Baixo Alentejo e Algarve no dia 13 será pouco provável. Entre o fim do dia 9 e o fim da manhã de dia 11, com advecção de ar mais frio, prevê-se a ocorrência de aguaceiros de neve nas regiões Norte e Centro, inicialmente nos pontos mais altos da serra da Estrela, descendo gradualmente a cota para 800/1000 metros.

O vento irá soprar do quadrante sul, temporariamente do quadrante oeste, sendo mais intenso nos dias 9 e 10, em especial no litoral e terras altas. Durante este período, prevê-se igualmente o aumento a agitação marítima na costa, em especial na costa ocidental onde as ondas do quadrante oeste poderão atingir 5 a 5,5 metros de altura.

A temperatura deverá estar próxima dos valores médios para o mês de Fevereiro ou ligeiramente acima. A temperatura máxima irá variar entre 12 e 18ºC, sendo entre 8 e 12ºC no interior Norte e Centro, e a temperatura mínima irá variar entre 0 e 8ºC no interior Norte e Centro e entre 11 e 15ºC no restante território. O dia mais frio deverá ser o dia 10, com os valores da temperatura máxima a variar entre 4 e 10ºC no interior Norte e Centro, podendo atingir 0ºC nos pontos mais altos da serra da Estrela, e entre 10 e 17ºC no restante território. Neste dia, a temperatura mínima irá variar -5 e 6ºC no interior Norte e Centro e entre 5 e 10ºC no restante território.

Arquipélago dos Açores – Nos próximos dias, de 9 a 13 de Fevereiro, o estado do tempo na região dos Açores será influenciado pela aproximação e passagem de sucessivos sistemas frontais.

Assim, a partir do final do dia 9, e estendendo-se ao longo do dia 10, a passagem de um sistema frontal associado a uma depressão a noroeste provocará períodos de chuva, passando a aguaceiros, começando pelo Grupo Ocidental, passando depois aos Grupos Central e Oriental. O vento soprará inicialmente de noroeste moderado a fresco com rajadas até 60 km/h, nos Grupos Ocidental e Central, rodando gradualmente para sudoeste fresco a muito fresco com rajadas até 75 km/h. Para o Grupo Oriental, o vento soprará de noroeste muito fresco a forte, com rajadas até 75 km/h, rodando para o quadrante sul fresco a muito fresco com rajadas até 60 km/h.

Para os dias 11 e 12 prevêem-se aguaceiros para todos os Grupos. Para os Grupos Ocidental e Central prevê-se vento de sudoeste fresco a muito fresco com rajadas até 75 km/h. Para o Grupo Oriental, prevê-se vento de sudoeste moderado a fresco com rajadas até 60 km/h.

A partir do final do dia 12, e durante o dia 13, a aproximação e passagem de um novo sistema frontal provocará períodos de chuva, passando a aguaceiros, começando pelo Grupo Ocidental, passando depois aos Grupos Central e Oriental. O vento soprará inicialmente de sudoeste fresco a muito fresco com rajadas até 75 km/h, rodando gradualmente para noroeste moderado.

Prevê-se que as temperaturas deverão variar entre 13ºC de mínima e 19ºC de máxima. Quanto à ondulação, esperam-se, neste período, nos Grupos Ocidental e Central, ondas de noroeste de 3 a 5 metros, passando a partir do dia 11 a sudoeste, e aumentando para 5 a 6 metros. No Grupo Oriental esperam-se ondas de noroeste de 3 a 5 metros, passando a oeste a partir do dia 11.

Arquipélago da Madeira – O estado do tempo na Madeira, entre os dias 9 e 13 de Fevereiro, sexta-feira e terça-feira de Carnaval, será condicionado pelo estabelecimento gradual de um anticiclone que se encontra a sudoeste das Canárias e que se vai deslocando para nordeste, após a influência da ondulação frontal associada à depressão Karlotta no dia 9.

Neste sentido, prevê-se que possa ocorrer precipitação neste período embora seja mais provável nos dias 9 e 11. O vento será de oeste ou noroeste, por vezes forte e com rajadas no dia 9, tornando-se do quadrante sul a partir de domingo, dia 11.

A temperatura não irá sofrer variações significativas, com o valor da mínima a variar entre 12 e 18ºC em quase todo o arquipélago, sendo entre 6 e 11ºC nas terras altas. Os valores da temperatura máxima irão oscilar entre 18 e 24ºC, sendo mais baixas nas terras altas variando entre 12 e 16ºC.

A agitação marítima do quadrante oeste mantém-se perto de 4 metros no dia 9, prevendo-se uma diminuição nos dias seguintes.

* * * * * * * *

Fonte: IPMA


Sem comentários: