quinta-feira, 21 de março de 2024

9314. PORTUGAL CONTINENTAL : Análise sinóptica e tendência do estado do tempo

Previsão da distribuição dos centro de pressão para

Quarta-feira, 27 de Março de 2024_00h00
Fonte: ECMWF e Wetter3
===================
PORTUGAL CONTINENTAL: Muito frio e neve a partir de segunda-feira – A partir da próxima segunda-feira, dia 25 de Março, a circulação das massas de ar atmosféricas sobre Portugal Continental ficarão condicionadas a oeste por um anticiclone (centro de altas pressões, 1031 a 1038 hPa), que se estenderá desde o arquipélago dos Açores até à Gronelândia, e a norte, nordeste e leste pela presença de depressões (centros de baixas pressões, 988 a 999 hPa); deste modo predominará uma corrente moderada de noroeste sobre o território do continente, transportando uma massa de ar polar húmida e muito fria, com origem em latitudes acima do círculo polar árctico. Assim, deste modo, a chega de ar muito frio criará condições para a ocorrência de instabilidade em todo o território de Portugal Continental, com ocorrência de nebulosidade e de precipitação, sobretudo nas regiões do norte e centro, acompanhado por uma acentuada descida da temperatura do ar para valores significativamente abaixo dos normais para esta época do ano.
A passagem das linhas de instabilidade (do litoral para o interior), associadas aos centros de baixas pressões, poderão criar condições para a ocorrência de precipitação por vezes forte e acompanhada por trovoadas e eventual queda de granizo; a acentuada descida da temperatura favorecerá a queda de neve nas regiões montanhosas do interior, em cotas que poderão baixar dos 1000 metros de altitude. O vento predominará de noroeste, moderado com rajadas fortes, sobretudo no litoral oeste e nas terras altas. Agitação marítima significativa.
Deverá tornar-se impossível o acesso ao maciço central da Serra da Estrela a partir de segunda-feira, por constrangimentos associados à previsão de elevada queda de neve.
Esta previsão a médio prazo tem em consideração as tendências apresentadas actualmente pelos modelos numéricos de previsão meteorológica; é possível que os modelos venham a apresentar pequenas variações nos próximos dias, variações essas que podem trazer algumas alterações às tendências atrás referidas.

Sem comentários: