quarta-feira, 27 de março de 2024

9325. Mau tempo em Portugal Continental

Ruas alagadas em Lisboa devido ao mau tempo – O mau tempo que se faz sentir em todo o continente esta quarta-feira tem provocado estragos, com a Grande Lisboa a ser uma das regiões mais afectadas. Na capital, o início de tarde foi especialmente complicado, devido às fortes chuvas que provocaram inundações em vários locais.

O Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa registou, até às 16.20 horas, 160 ocorrências devido ao mau tempo, mais de metade relacionadas com inundações e quedas de árvores ocorridas depois do meio-dia. "Das 160 ocorrências, 136 foram registadas entre as 12:00 e as 16:20, devido à queda de chuva intensa que se verificou durante a hora de almoço", disse Nuno Marques, oficial de serviço no Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa, à agência Lusa.

Destes 136 pedidos de ajuda, "108 foram referentes a inundações e sete a quedas de árvores", afirmou, num balanço efectuado perto das 16:30, altura em que ainda se encontravam activas 85 ocorrências na cidade de Lisboa. As inundações ocorreram "sobretudo em estradas e em habitações, neste caso por problemas nos telhados e falta de limpeza dos algerozes", explicou o oficial de serviço.

A chuva intensa provocou inundações na Estrada de Chelas e na Rua das Pretas, na baixa de Lisboa, mas nenhuma via esteve fechada à circulação. Às 16:30, o trânsito encontrava-se congestionado no túnel da Avenida de Berlim, "devido à altura da água", disse ainda.

De acordo com Nuno Marques, nestas ocorrências foram empenhados todos os operacionais dos 11 quartéis dos bombeiros sapadores (com excepção da equipa de matérias perigosas) e mais de 40 viaturas.

Vento forte provocou falhas de energia em Bragança e Vila Real – O mau tempo, com chuva e vento muito forte, provocou esta quarta-feira avarias em linhas de média e baixa tensão nos distritos de Vila Real e Bragança, disse fonte da empresa E-REDES.

"Na origem das anomalias estão as condições meteorológicas registadas, com fortes rajadas de vento, que têm provocado diversos incidentes de curta duração", disse a fonte, numa resposta por escrito à agência Lusa, depois de informações que davam conta de falhas de energia em algumas zonas de Trás-os-Montes. A E-REDES acrescentou que, no distrito de Bragança, "foram afectadas as linhas de média tensão que servem as freguesias de Espinhosela, Macedo e Mogadouro-Sendim, estando ainda em reparação por parte das equipas da empresa. Foram ainda detectadas anomalias de média tensão, entre Mirandela e Franco, com as equipas da E-REDES a dirigirem-se para o local para reparar a situação.

Já no distrito de Vila Real, na aldeia de Candedo, concelho de Murça, também foram verificadas anomalias entretanto já reparadas. Fonte do Sub-comando regional do Douro disse à Lusa que durante esta quarta-feira se verificaram várias ocorrências de quedas de árvores e postes devido ao mau tempo neste território.

* * * * * * * * * * * * * * *

Fonte: Diário de Notícias


Sem comentários: