Há ainda três jovens desaparecidos no mar nos últimos dias: um jovem de 19 anos, na Costa nova, em Aveiro, no domingo; outro, no sábado, de 22 anos, na Praia da Vieira, na Marinha Grande, e um terceiro, de 16 anos, na Praia do Salgueiro, em Vila Nova de Gaia.
Registou-se ainda, no fim-de-semana, segundo avança a TVI, um total de seis pessoas resgatadas do mar, na praia do Tamariz no Estoril, em situação de pré-afogamento, duas das quais ficaram em estado grave. Só este fim-de-semana registaram-se 87 pessoas resgatadas em Carcavelos, Cascais.
A Federação Portuguesa de Nadadores Salvadores exige vigilância nas praias durante todo o ano, destacando que deveriam ser os municípios com praias a assumir essa responsabilidade em exclusivo. “Portugal tem sol todo o ano, e o turismo vende isso mesmo, ‘sol todo o ano e praia’. E devia ser assumida a competência, em exclusividade, pelas autarquias, da prestação de assistências aos banhistas”, destaca ao mesmo canal Alexandre Tadeia.
Nos próximos dias os termómetros já descem ligeiramente, mas as autoridades mantêm e reforçam os avisos. “Apesar das temperaturas mais altas, o mar é um mar de Inverno. Pode parecer calmo, mas as pessoas afastam-se da costa e depois já não conseguem voltar”, alerta o Comandante Conceição Dias, da Polícia Marítima de Aveiro.
Pedro Zagacho Gonçalves
* * * * * * * * * * * * * * * * *
* * * * * * * *
Fonte (texto e fotografia): ExecutiveDigest
Sem comentários:
Enviar um comentário