O incêndio em Silvares (Fundão) continua a ser aquele que “preocupa mais” a Protecção Civil, diz o comandante nacional André Fernandes, revelando que até agora já foi afectada uma área de 1.042 hectares. “Mas este incêndio tem um potencial de 10 mil hectares”, revela. “Vamos ter um dia longo de trabalho, cujas prioridades são continuar as manobras de rescaldo e consolidação do perímetro, até se poder dar o incêndio como totalmente estabilizado e daí passar à fase de dominado.”
O incêndio “envolve um total de 664 operacionais”, diz André Fernandes. “O incêndio tem neste momento 90% do seu perímetro estabilizado, faltando apenas estabilizar 10% do mesmo.” O comandante nacional diz ainda que existem actualmente oito incêndios em curso, envolvendo um total de 1.001 operacionais, 296 meios terrestres e 15 meios aéreos, destacando-se, além do incêndio do Fundão, os incêndios de Aguiar da Beira e o de Pombal.
Há 26 ocorrências em resolução, que mobilizam mais de mil operacionais, mais de 300 meios terrestres e dez meios aéreos. André Fernandes terminou o ponto de situação com um reforço do apelo à “adequação de comportamentos” e à “redução do número de ignições”.
João Francisco Ramos
* * * * * * * * * * * * *
Fonte: Observador
Sem comentários:
Enviar um comentário