sexta-feira, 11 de outubro de 2024

9523. Depressão BERENICE: Precipitação forte em Portugal continental

BERENICE é o nome atribuído pela AEMET (Serviço Meteorológico de Espanha) a uma depressão localizada dentro de uma vasta área depressionária complexa entre o arquipélago dos Açores e a Península Ibérica, e que às 16UTC de dia 11 de Outubro estava centrada aproximadamente à latitude de 43°N e 21°W, com uma pressão atmosférica mínima de 986hPa. Esta depressão irá encher e deslocar-se lentamente para sueste, permanecendo na região entre o arquipélago da Madeira e o continente nos próximos dias, até perder a sua expressão à superfície no início da próxima semana.
Apesar do seu maior impacto se esperar em Espanha, com precipitação muito forte na região da Andaluzia (facto que levou à sua nomeação pela AEMET), a forte instabilidade atmosférica associada ao transporte de uma massa de ar muito húmida na circulação da região depressionária, onde se insere a depressão BERENICE, está já a afectar Portugal Continental hoje (dia 11), e assim irá continuar também no sábado (dia 12), resultando em precipitação forte, em especial nas regiões Centro e Sul.
Desta forma, espera-se um novo agravamento do estado do tempo na madrugada de dia 12, com persistência de precipitação por vezes forte, que poderá ser acompanhada de trovoada e rajadas fortes, em especial nas regiões a sul do sistema Montejunto-Estrela. Iniciar-se-á uma melhoria progressiva a partir da tarde, desde as regiões mais próximas do litoral oeste até ao interior. Este regime de precipitação mais intensa poderá persistir no sotavento algarvio até à madrugada de domingo (dia 13), dia em que se espera um significativo desagravamento do estado do tempo, embora possam ainda ocorrer aguaceiros, pontualmente acompanhados de trovoada, em especial no interior e durante a tarde.
Salienta-se ainda um aumento da agitação marítima, esperando-se ondas até 3,5 metros na costa ocidental até ao final de sábado (dia 12), com um gradual desagravamento durante o dia 13.
Devido a esta situação meteorológica, foram já emitidos avisos meteorológicos para precipitação e trovoada, aconselhando-se o acompanhamento das previsões meteorológicas e de eventuais actualizações dos avisos.
* * * * * * * *
Fonte: IPMA


Sem comentários: