quarta-feira, 22 de janeiro de 2025

9635. Tornados

Tornado passou ontem pela zona das Casas Novas – De acordo com a informação da Protecção Civil Municipal, ocorreu ontem pelas 23h30 (21 de Janeiro de 2025), na zona das Casas Novas, um fenómeno extremo de vento (tornado), que provocou diversas quedas de árvores e de infraestruturas de rede eléctrica e telecomunicações.

O trânsito esteve corto nos dois sentidos entre a Carrasqueira e o cruzamento do IC1 para a EN 253. Estiveram no local os Bombeiros de Alcácer do Sal, a GNR, a JJ Tomé, a E-redes, Altice a IP e meios da Câmara Municipal de Alcácer do Sal. Embora o tornado tenha passado perto de habitações, não se registaram danos nas mesmas. (Fonte: Alcácer do SalMunicípio)

Sousel atingido por forte trovoada e mini tornado derrubam centenas de árvores – Na madrugada desta quarta-feira, 22 de Janeiro, uma intensa trovoada acompanhado de fortes rajadas de vento atingiram uma vasta zona de sobreiros, azinho e montado no concelho de Sousel.

Os Bombeiros Voluntários de Sousel explicaram que “ao início da madrugada as fortes rajadas de vento acompanhadas de trovoada e chuva, causaram problemas em algumas estradas e numa linha eléctrica, e arrancaram e partiram pelo tronco centenas de árvores de grande porte, junto ao caminho municipal N. 538, nas proximidades do cruzamento do Monte do Arrepiado velho, no acesso a Cano e Figueira e Barros”.

Entretanto, as equipas da EDP procedem aos trabalhos necessários na linha eléctrica atingida pela intempérie. (Fonte: Norte Alentejo)

Várias dezenas de árvores destruídas no Crato, “aparentemente devido a um tornado” – Várias dezenas de árvores, entre sobreiros, azinheiras e oliveiras, ficaram esta quarta-feira destruídas, na sequência de um “aparente tornado”.

A informação foi confirmada à Rádio Campanário por Coordenador Municipal de Protecção Civil do Crato, João Marques. A ocorrência, que se registou entre o Crato e a estação ferroviária, teve lugar perto das 13 horas e ainda não é possível indicar o número certo de árvores atingidas indicou a mesma fonte.

Em consequência desta ocorrência alguns muros ou equipamentos agrícolas sofreram danos assim como alguns caminhos ficaram obstruídos, casos que estão a ser resolvidos pela Protecção Civil. Não registo de vítimas. (Fonte: Rádio Campanário)


Sem comentários: