Não é um fenómeno assim tão comum, mas por vezes acontece. As baixas temperaturas que se fizeram sentir na madrugada desta segunda-feira, 3 de Março, levaram à queda de granizo e alguma neve nas regiões montanhosas mais altas da Madeira.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) já tinha previsto a queda de neve acima dos 1.500 metros de altitude no arquipélago. O Pico do Areeiro foi um dos locais que acordou coberta por um manto branco, assim como Paul da Serra, o maior e mais extenso planalto da ilha.
O gelo já obrigou ao encerramento da estrada entre o sítio do Poço da Neve e o Pico do Areeiro, assim como a estrada entre a Encumeada e o Paul da Serra. Estas zonas de maior altitude registaram temperaturas de zero graus durante a manhã.
Segundo as previsões do IPMA, deverá continuar a nevar nos pontos mais altos da Madeira até à próxima quinta-feira, 6 de Março. No Funchal, as temperaturas vão continuar relativamente baixas, com máximas nos 18 graus e mínimas de 13.
Para sexta-feira, dia 7, está prevista ainda a passagem de uma superfície frontal que poderá trazer alguma precipitação. A situação só deverá melhorar no fim-de-semana, com a subida das temperaturas para valores a rondar os 22 de máxima e 16 de mínima.
Sara Lopes
* * * * * * *
Fonte: NiT
Sem comentários:
Enviar um comentário