O Dia Meteorológico Mundial é celebrado, anualmente, no dia 23 de Março. Este dia foi escolhido por ser a data de criação da Organização Mundial de Meteorologia (OMM), na sequência da entrada em vigor da Convenção da Organização Mundial de Meteorologia, em 1950.
Esta data recorda, todos os anos, a importância dos serviços meteorológicos nacionais para a salvaguarda de vidas e bens, especialmente num cenário de alterações climáticas. Como refere o Secretário-Geral da OMM, Petteri Taalas, «a meteorologia não conhece fronteiras e os serviços atuam em rede para potenciar o conhecimento do planeta e dos factores meteorológicos, do clima e hidrológicos de modo a promover a segurança e a resiliência das populações».
Uma maior coordenação entre os serviços meteorológicos e hidrológicos nacionais, autoridades de gestão de desastres e agências de desenvolvimento, é fundamental para uma melhor prevenção e prontidão na resposta para evitar catástrofes. Estar preparado e capaz de agir no momento certo e no lugar certo, pode salvar muitas vidas e proteger as comunidades em todos os lugares, tanto agora como no futuro.
Este ano, o tema é «Alerta antecipado para todos». Pretende realçar a importância dos sistemas de alerta precoce na prevenção e mitigação de catástrofes. A importância destes sistemas para ajudar as pessoas a anteciparem e a prepararem-se para vários perigos naturais, como tempestades, inundações e ondas de calor, antes que estes ocorram, pode salvar milhões de vidas.
* * * * * * * * * *
Fonte: Eurocid
Sem comentários:
Enviar um comentário