A Direcção-Geral de Saúde elevou hoje para nível amarelo, o segundo numa escala de três, o grau de alerta dos efeitos do calor em oito distritos e recomenda medidas de protecção às pessoas mais vulneráveis.
De acordo com informação disponibilizada no `site` da Direcção- Geral da Saúde (DGS), estão em alerta amarelo os distritos de Braga, Vila Real, Coimbra, Castelo Branco, Santarém, Portalegre, Évora e Beja. Nestes distritos, as temperaturas máximas previstas para hoje nestes distritos variam entre os 32 e os 37, estimando-se que sábado oscilem entre os 34 e os 39. Os níveis de alerta são, por ordem crescente, verde, amarelo e vermelho.
A DGS alerta que se prevê uma subida das temperaturas máximas e mínimas até domingo, em todo o país, pelo que devem ser tomadas medidas de protecção contra os seus efeitos na saúde, especialmente em relação às pessoas idosas, acamadas, indivíduos que vivem isolados, bebés e crianças.
O alerta amarelo do Plano de Contingência para Ondas de Calor, coordenado pela DGS, pressupõe que podem existir efeitos das temperaturas elevadas sobre a saúde.
O previsível aumento das temperaturas levou já o Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil (SNBPC) a decretar o Alerta Laranja a partir das 8:00 de hoje até às 21:00 de 07 de Agosto. Segundo a página de Internet do SNBPC, o possível aumento das temperaturas levou o Serviço a decretar Alerta Laranja para todo o dispositivo de prevenção, vigilância, detecção, fiscalização e combate a incêndios.
O alerta Laranja pressupõe o reforço da vigilância, detecção e ataque inicial de todo o dispositivo, a continuação do estado de Alerta Especial para os corpos de bombeiros, a passagem do estado de prontidão das Forças Armadas para a fase Vermelha e um reforço da vigilância aérea armada também será reforçada.
Segundo o Instituto de Meteorologia, no período de 04 a 08 de Agosto prevê-se uma subida das temperaturas máximas nas regiões do litoral Norte e Centro, diminuição da humidade relativa do ar para valores inferiores a 20 por cento e mudança da direcção do vento que passará a ser do quadrante leste fraco a moderado (inferior a 30 Km/h).
Sem comentários:
Enviar um comentário