segunda-feira, 23 de outubro de 2006

548. ODIVELAS: Exposição assinala dia da redução de catástrofes naturais

A Câmara Municipal de Odivelas celebrou o Dia Mundial para a Redução das Catástrofes, que decorreu no dia 11 de Outubro, com a inauguração de uma exposição no Odivelas Parque.
Porque “uma sensibilização precoce sobre os riscos e as vulnerabilidades é o caminho mais eficaz para a prevenção”, a autarquia associou-se à iniciativa impulsionada pelo Serviço Municipal de Protecção Civil de Odivelas, oferecendo à população, em geral, uma mostra de fotos e textos explicativos sobre as mais variadas catástrofes naturais. Desde sismos, tsunamis, vulcões, avalanches passando pelas mais vulgares cheias, secas ou incêndios, entre outras, há ainda referência a casos reais e ocorridos em Portugal, tudo em nome da transmissão de conhecimentos necessários para saber agir e antecipar situações de risco.
“Levar as pessoas a interessarem-se por este tipo de fenómenos e que tenham em conta todos os aconselhamentos que a Protecção Civil faz” é então o objectivo principal desta exposição segundo Vítor Peixoto. O vereador responsável pela área da Protecção Civil advertiu ainda que, para o caso dos Odivelenses não estarem preparados para enfrentar qualquer uma destas calamidades, “é importante ao menos saberem como agir perante as situações”.
Esta mostra surge assim no seguimento do tema seleccionado este ano pelas Nações Unidas para celebrar este dia Mundial: “A redução de Catástrofes começa na Escola”, sendo que para além da população em geral, esta exposição é também, e sobretudo, dirigida à comunidade escolar, “pois é desde cedo que se incutem e interiorizam os princípios básicos de prevenção”. Para o efeito, foram desafiadas a visitar esta exposição algumas escolas do Concelho, que em breve terão um espaço próprio para aprender a lidar com possíveis desastres, agir perante os avisos e reduzir os riscos, tudo através de pequenas simulações. A Escola Municipal de Protecção Civil está, segundo as palavras do vereador, “com os procedimentos em marcha com vista à execução das obras, mas também estamos a aguardar um patrocínio de uma empresa do Concelho. Um patrocínio na sua totalidade ou na parcialidade do custo destas obras e equipamento”, dada a verba de 60 mil euros que a CMO terá de disponibilizar para realizar este projecto, verba essa que “é agora muito grande para o Município”, sublinha.
Estiveram ainda presentes nesta inauguração que vai estar patente até ao próximo dia 17 de Outubro, o vice-presidente Manuel João Ribeiro e Francisco Teixeira da parte do Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil; Ana Roque em representação do Comando Distrital de Bombeiros e Anabela Cardante do Instituto Português da Juventude.
* * * * * * * * * * * * * * * *
Fonte:
Nova Odivelas

Sem comentários: