quarta-feira, 7 de fevereiro de 2007

820. O que fazer para enfrentar enchentes com o carro

A chegada da época das fortes chuvas traz sempre preocupação aos motoristas, que podem a qualquer momento serem pego no meio de um temporal, seja na cidade ou na estrada. Cuidados básicos podem ajudar a evitar acidentes e, principalmente, a salvar vidas.Antes de tentar atravessar trechos alagados, o motorista deve verificar as condições do local e a distância a ser atravessada. Além disso, somente deve cruzar se a água estiver abaixo da metade da roda, andando bem devagar, engatando a primeira marcha e mantendo a aceleração constante, sem tirar o pé do acelerador, para a água não entrar no escapamento.
Em caso de enchente, quando o nível da água atingir o batente inferior da porta, é hora de abandonar o veículo, tomando cuidado onde pisa para não cair em um bueiro e, então, procurar abrigo em lugar alto e seguro. Se o temporal pegar o motorista na estrada, ele deve reduzir a velocidade do carro e esperar a qualquer momento que o carro seja envolvido pela tempestade, chuva de granizo ou vendaval. A primeira providência com a chegada da chuva é ligar os faróis e accionar os limpadores de pára-brisas na máxima velocidade. Caso o temporal fique mais forte, o ideal é tentar parar no acostamento e esperar a chuva se acalmar.
Em dias de chuva forte os motoristas devem ficar atentos aos buracos, que podem ficar encobertos pela água, transformando-se em armadilhas. Para evitar os prejuízos decorrentes da queda em um buraco, o ideal é manter os pneus sempre bem calibrados e evitar frear quando cair em uma dessas crateras.
Em carros sem ar-condicionado e desembaçador eléctrico traseiro, para evitar o embaçamento dos vidros o motorista deve abrir um pouco os vidros e deixar o ar externo circular pelo carro. Quando for pego em uma aquaplanagem, o motorista deve manter a direcção firme e evitar freadas ou mudanças bruscas no volante, e somente deve tirar o pé do acelerador quando sentir a direcção voltar ao seu controle.
Normalmente, as chuvas de granizo são imprevisíveis, por isso, ao sinal de tempestade forte, o motorista deve procurar um abrigo seguro para si e o veículo. Se isso não for possível, deve apoiar a mão no centro do pára-brisas enquanto procura um local coberto, pois isso garante mais firmeza ao vidro.
* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *
Fonte: O Liberal (Andrea Mesquita)

Sem comentários: