quarta-feira, 14 de fevereiro de 2007

836. Subida do nível do mar causará 60 milhões deslocados

Uma subida de um metro no nível de água do mar, devida ao aquecimento global, causará 60 milhões de deslocados nos países em desenvolvimento, afirma o Banco Mundial. Num estudo, divulgado terça-feira, o Banco prevê que 194 mil quilómetros quadrados seriam alagados e afectada 1,28 por cento da população de 84 países em desenvolvimento, no referido cenário.
Os efeitos mais drásticos, afirma, seriam registados no Médio Oriente, Norte de África e na parte oriental da península asiática.Em países com grandes aglomerados populacionais no delta de grandes rios, como Egipto (Nilo) e Vietname (Mekong), cerca de um décimo da população poderá ser forçada a abandonar as suas casas.
Uma subida de um metro no final do século é um dos piores cenários das previsões científicas actualmente disponíveis.As Nações Unidas, no Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas, projectam uma subida de entre 18 e 59 centímetros no nível da água do mar, em 2100.
Um recente estudo publicado na revista científica Science, que leva em conta a continuação do degelo dos pólos, prevê no mesmo período uma subida entre 0,5 metros e 1,4 metros. O estudo do Banco Mundial usa mapas e dados recolhidos por satélite para calcular o efeito da subida das águas em 84 países em desenvolvimento costeiros.
* * * * * * * * * * * * * *
Fonte: Agência Lusa

Sem comentários: