Uma subida de um metro no nível de água do mar, devida ao aquecimento global, causará 60 milhões de deslocados nos países em desenvolvimento, afirma o Banco Mundial. Num estudo, divulgado terça-feira, o Banco prevê que 194 mil quilómetros quadrados seriam alagados e afectada 1,28 por cento da população de 84 países em desenvolvimento, no referido cenário.
Os efeitos mais drásticos, afirma, seriam registados no Médio Oriente, Norte de África e na parte oriental da península asiática.Em países com grandes aglomerados populacionais no delta de grandes rios, como Egipto (Nilo) e Vietname (Mekong), cerca de um décimo da população poderá ser forçada a abandonar as suas casas.
Uma subida de um metro no final do século é um dos piores cenários das previsões científicas actualmente disponíveis.As Nações Unidas, no Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas, projectam uma subida de entre 18 e 59 centímetros no nível da água do mar, em 2100.
Um recente estudo publicado na revista científica Science, que leva em conta a continuação do degelo dos pólos, prevê no mesmo período uma subida entre 0,5 metros e 1,4 metros. O estudo do Banco Mundial usa mapas e dados recolhidos por satélite para calcular o efeito da subida das águas em 84 países em desenvolvimento costeiros.
* * * * * * * * * * * * * *Fonte: Agência Lusa
Sem comentários:
Enviar um comentário