sábado, 25 de agosto de 2007

1199. Chuva intensa no Algarve mobilizou mais de 100 bombeiros

Mais de cem elementos dos bombeiros e da Protecção Civil do Algarve acorreram hoje a 31 situações relacionadas com o mau tempo que assolou a região durante as primeiras horas da manhã, principalmente em Monte Gordo. Segundo o comandante do Centro Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Faro, a zona mais afectada foi a do Sotavento algarvio, com as localidades de Faro, Olhão, Vila Real de Santo António, Tavira, Loulé e São Brás de Alportel a registar pequenas inundações.
As operações decorrentes da chuva intensa que caiu no Algarve envolveram 124 elementos de sete corpos de bombeiros, apoiados por 37 veículos, e 16 de oito serviços municipais de Protecção Civil, apoiados por oito viaturas. De acordo com Vítor Vaz Pinto, a situação verificada em Monte Gordo, vila onde algumas caves e garagens ficaram inundadas, é "histórica" e acontece quase sempre durante as primeiras chuvas, que este ano se anteciparam à época normal.
"Deve-se sobretudo à acumulação de águas pluviais e à insuficiência ou avaria dos sistemas de drenagem", explicou aquele responsável, observando que a situação poderia ter sido pior se tivesse coincidido com a maré cheia. Além das pequenas inundações, houve ainda a registar no Algarve a queda de três árvores e de um painel publicitário.
A situação meteorológica melhorou entretanto nas últimas horas e deve manter-se estável. O alerta amarelo que tinha sido estabelecido para a região já baixou para um nível menos grave, o azul. Para domingo prevê-se no Algarve a ocorrência de trovoadas.
* * * * * * * * * * * * * *

Sem comentários: