sexta-feira, 19 de outubro de 2007

1310. A estação NEAREST entrou em funcionamento experimental

Às 22:14 horas do dia 25 de Agosto de 2007 foi colocado o primeiro observatório submarino integrado na rede de alerta precoce de tsunamis em instalação no Golfo de Cadiz, uma área geradora de grandes sismos e tsunamis que desvastaram já no passado histórico as costas Portuguesas, Espanholas e Marroquinas.
A União Europeia financiou no Sexto Programa Quadro o projecto de investigação NEAREST cujo objectivo é o de melhorar o conhecimento dos riscos de sismo e tsunami no sudoeste ibérico e instalar um protótipo de sistema de alerta, à semelhança das iniciativas levadas a cabo sob os auspícios da UNESCO em todo o mundo. Uma das peças chave deste sistema é uma estação submarina capaz de medir variações de pressão e ondas sísmicas cuja informação é recohida por uma bóia de superfície e re-enviada por satélite, para ser integradas nas redes de monitorização e alerta dos países cujas costas mais afectadas são por estes desastres naturais.
A tecnologia utilizada é de origem europeia, e baseia-se na utilização de uma plataforma GEOSTAR, desenvolvida por um consórcio liderado pelo Instituto Nacional de Vulcanologia e Geofísica de Itália. A sua colocação com o auxílio do Navio de Investigação italiano URANIA envolveu o esforço conjunto de uma extensa equipa que integra o ISMAR de Bolonha, o Centro de Geofísica da Universidade de Lisboa, o CSIC de Espanha, o Instituto Alfred Wegener da Alemanha, a Universidade da Bretanha Ocidental, o Instituto Nacional de Geofisica e Vulcanologia, o Instituto Tecnológico de Berlim, o Instituto Andaluz de Geofísica de Granada, o Instituto de Meteorologia de Portugal, o Centro Nacional para a Investigação Científica de Marrocos e a empresa francesa Xistos.
As operações de colocação da estação foram realizadas a partir do porto de Faro, e contaram com a colaboração das autoridades nacionais, em particular de Portugal, Espanha e Marrocos. O equipamento agora instalado constitui apenas um protótipo, cuja instalação, desenvolvimento e teste são financiados pela comunidade científica. A sua utilização operacional está ainda dependente da robustez e operacionalidade que vier a ser demonstrada, sendo o seu objectivo integrar o futuro sistema de alerta precoce de tsunamis promovido pela UNESCO.
A estação NEAREST entrou em funcionamento às 22:17 do dia 25 de Agosto, tornando deste modo possível a aquisição de informação sísmica e de altura de onda à profundidade de 3200m. A transmssão de informação do fundo do mar para a boia de superficie é feita através de ondas acústicas, sendo reenviada via satélite por uma bóia de superfície.
A colocação com sucesso da estação culmina um esforço de cooperação internacional para a monitorização das principais regiões sismogénicas do Mediterrâneo e Atlântico. A estação iniciou já a transmissão experimental por via satélite e as equipas de investigação envolvidas trabalham já nos primeiros dados provenientes do fundo do mar.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *
Fonte (texto e imagem): Inst. Geofísico Infante D.Luís