terça-feira, 20 de novembro de 2007

1379. Mau tempo em Portugal Continental (Resumo de Notícias até às 08h50)

V - Noite de Lisboa marcada por grandes inundações
Os Sapadores Bombeiros de Lisboa receberam cerca de 100 pedidos de socorro em apenas 45 minutos. A chuva que caiu durante a noite foi muita e várias estradas e residências ficaram inundadas.
O túnel do Campo Grande foi um dos locais da capital que ficaram alagados. Os bombeiros registaram ainda interrupções de trânsito no Eixo Norte-Sul, no Túnel da João XXI e na Avenida D. João II, no Parque das Nações. A chuva intensa acabou por se fazer sentir por todo o país e a circulação de comboios na Linha da Beira Baixa esteve mesmo interrompida mais de quatro horas devido à queda de uma árvore sobre uma catenária no concelho de Mação. Nos Açores, a SATA viu-se obrigada a cancelar todos os voos entre as ilhas devido à instabilidade atmosférica.
* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *
Fonte: RTP 2007-11-20 08:31:59
* * *
IV - Mau Tempo: Comando Distrital de Lisboa recebeu
188 pedidos de auxílio entre as 20:00 e as 06:30
O Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Lisboa registou 188 ocorrências relacionadas com a chuva entre as 20:00 de segunda-feira e as 6:30 de hoje, disse à Lusa fonte daquele Comando. Nenhuma das ocorrências correspondeu a uma situação grave, referiu a mesma fonte.
As ocorrências, a maioria registadas entre as 20:00 e as 00:00 de hoje, estiveram relacionadas com inundações domésticas, algerozes entupidos e lençóis de água.
Os concelhos mais afectados foram Amadora, Sintra, Vila Franca de Xira, Oeiras e Cascais, de acordo com a fonte do CDOS.
Só na cidade de Lisboa, o Regimento Sapadores bombeiros recebeu durante a madrugada de hoje, em apenas 45 minutos, cerca de 100 pedidos de auxílio e houve necessidade de cortar a circulação de trânsito no Eixo Norte-Sul, sobre o viaduto de Sete Rios, no túnel da Avenida João XXI e na Avenida D. João II, no Parque das Nações.
Devido à situação meteorológica adversa, a Autoridade Nacional de Protecção Civil tem activo desde segunda-feira e até quarta-feira, o alerta Azul, o primeiro de quatro níveis. O centro e sul de Portugal continental estão hoje em alerta devido à previsão de chuva e ventos fortes, mais intensos nos distritos a sul do rio Tejo, segundo o Instituto de Meteorologia.
* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *
Fonte: Agência LUSA 2007-11-20 06:55:01
* * *
III - Mau Tempo: Portugal em alerta
devido às previsões de chuva e vento forte
O centro e sul de Portugal continental estão hoje em alerta devido à previsão de chuva e ventos fortes, mais intensos nos distritos a sul do rio Tejo, segundo o Instituto de Meteorologia.
Os cinco distritos a sul do Tejo estão sob aviso Laranja, o terceiro de uma escala que vai até quatro, devido à previsão de chuva forte e trovoadas e vento com rajadas que podem chegar aos 70 quilómetros por hora. Além desta previsão, o distrito de Faro está também em alerta por causa da forte ondulação, que deverá atingir os três a quatro metros de altura.
O arquipélago da Madeira está igualmente com aviso Laranja, sobretudo devido à previsão de vento forte.
Os distritos do centro estão sob aviso Amarelo, o segundo da mesma escala, também na sequência de previsões que apontam para chuva ou vento fortes.
Para o arquipélago dos Açores, com aviso Amarelo, aguardam-se trovoadas frequentes e dispersas.
O Instituto de Meteorologia espera para hoje chuva em todo o território. Devido à situação meteorológica adversa, a Autoridade Nacional de Protecção Civil tem activo desde segunda-feira e até quarta-feira, o alerta Azul, o primeiro de quatro níveis.
* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *
Fonte: Agência LUSA 2007-11-20 06:40:02
* * *
II - Mau tempo: Inundações domésticas e na via pública,
algumas quedas de árvores e pequenos deslizamentos de terra
Inundações domésticas e na via pública, algumas quedas de árvores e pequenos deslizamentos de terra são até agora o resultado do mau tempo no território nacional.
Segundo a Protecção Civil, às 00:00 havia cerca de 35 ocorrências que na sua maioria diziam respeito a pequenas inundações em todo o País. Entre as 20:15 e as 21:30, o Regimento de Sapadores Bombeiros registou, em Lisboa, 45 pedidos de auxílio relativos a inundações domésticas e na via pública.
O mau tempo em Barca da Amieira interrompeu hoje, durante mais de quatro horas, a circulação de comboios na Linha da Beira Baixa, obrigando ao transbordo dos passageiros de uma composição para um autocarro, informou a CP. Fonte da CP disse à Agência Lusa que, por volta das 20:00, um pinheiro caiu numa catenária em Barca da Amieira, Concelho de Mação, onde perto de duas horas antes o vento e a chuva provocaram a queda de pedras de um talude que danificou a sinalização da linha.
A Protecção Civil activou o estado de alerta para o nível azul, correspondente a situação meteorológica adversa para o período de 19 a 21 de Novembro. Devido à chuva e vento forte que se fazem sentir um pouco por todo o País, a Protecção Civil recomenda à população "especial atenção".
* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *
Fonte: Agência LUSA 2007-11-20 00:50:02
* * *
I - Mau tempo: Circulação de comboios na
Linha da Beira Baixa interrompida mais de quatro horas
O mau tempo em Barca da Amieira interrompeu hoje, durante mais de quatro horas, a circulação de comboios na Linha da Beira Baixa, obrigando ao transbordo dos passageiros de uma composição para um autocarro, informou a CP. Fonte da CP disse à Agência Lusa que, por volta das 20:00, um pinheiro caiu numa catenária em Barca da Amieira, Concelho de Mação, onde perto de duas horas antes o vento e a chuva provocaram a queda de pedras de um talude que danificou a sinalização da linha.
A avaria na catenária foi resolvida às 21:35. Contudo, a circulação de comboios só foi restabelecida às 22:30, depois de solucionada a avaria nos comandos eléctricos dos itinerários das linhas, causada pela falta de energia. Quatro composições, com cerca de 200 passageiros, sofreram atrasos de hora e meia a quatro horas.
A CP assegurou apenas o transbordo rodoviário de Belver para Barca da Amieira para os passageiros de um comboio Regional que seguia do Entroncamento para Castelo Branco e que tinha um atraso de uma hora e 45 minutos.
Quanto aos passageiros das outras composições, a empresa indicou à Lusa que chegou a "accionar os meios para o transbordo" mas que acabaram por ser "desmobilizados" no momento em que "a situação foi dada como controlada".
* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *
Fonte: Agência LUSA 2007-11-19 23:55:01

Sem comentários: