O vice-Presidente dos Estados Unidos, Al Gore, desvendou no programa 60 Minutos, da CBS, uma nova campanha publicitária, de 300 milhões de dólares (189,9 milhões de euros), para forçar o debate sobre as alterações climáticas durante a campanha para as eleições presidenciais norte-americanas. Na entrevista à CBS, Al Gore disse que a campanha será financiada com o dinheiro que ganhou pelo documentário e livro “Uma Verdade Inconveniente” e pelo Prémio Nobel da Paz. Implícita na campanha está a ideia de que as alterações climáticas são causadas pelas actividades humanas, constatação que a administração Bush ainda não assina.
As pessoas que dizem ainda não conhecer a causa do sobre-aquecimento global “são hoje uma minoria muito pequena”, disse Al Gore à CBS. “São quase como aquelas pessoas que ainda acreditam que a aterragem na Lua foi uma montagem feita no Arizona ou como aquelas que acreditam que a Terra é plana”.
Al Gore quer convencer os americanos que proteger o planeta transcende as divisões políticas. “Todos partilhamos o mesmo interesse em fazer o que está certo nesta questão”, comentou.
Um conjunto de anúncios senta no mesmo sofá duas personalidades com ideais opostos mas que dizem apenas estar de acordo sobre as alterações climáticas. Um dos pares é Nancy Pelosi, presidente democrata da Câmara dos Representantes, e New Gingrich, republicano conservador que já ocupou o mesmo cargo.
Para Al Gore, Clinton e Obama têm dedicado pouco tempo para discutir as suas posições no campo das alterações climáticas. Al Gore, na corrida às presidenciais de 2000, perdeu para George W. Bush. Segundo a sua mulher, Tipper, também presente no 60 Minutes da CBS, disse que a sobrevivência de Al Gore depois da derrota deveu-se muito ao ter mergulhado na causa climática.
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Fonte: PÚBLICO
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