segunda-feira, 26 de maio de 2008

1792. Alentejo: Agricultores receiam trovoadas de Junho

Os agricultores alentejanos estão preocupados com o futuro das suas colheitas, ameaçadas seriamente pelas chuvas "fora de tempo", que têm caído nas últimas semanas. A situação é preocupante, mas, por enquanto, "ainda não é alarmante", referiu ao JN, Sebastião Rodrigues, presidente da Associação de Agricultores do Concelho de Serpa (AACS).
A maioria dos pequenos proprietários teme, no entanto, que ocorram trovoadas na primeira quinzena de Junho, o que a verificar-se, poderá acarretar prejuízos elevadíssimos. Habitualmente devastados com a seca, os agricultores podem agora vir a debater-se com graves problemas por excesso de água, nomeadamente ao nível da apanha do feno e na maturação dos cereais, "caso ocorram trovoadas, acompanhadas de fortes granizadas", sustenta Sebastião Rodrigues.
O líder da AACS acrescenta que as previsões apontam para que continue a chover nos próximos dias, mas o principal receio dos agricultores "é que o panorama se prolongue pela primeira quinzena de Junho". Aí, além dos cereais, também os olivais podem vir a sofrer consequências graves.
Sebastião Rodrigues afirma que se esse período for chuvoso "as colheitas vão ser seguramente afectadas", nomeadamente a recolha de cereais para grão. Já as pastagens, conta "estão a ficar melhores". A Serra de Serpa, a zona cronicamente mais sacrificada em alturas de seca, "vive bons momentos", com "reservas de água nas charcas e boas pastagens", destaca.
Começando por lembrar que "Maio é o mês das trovoadas", Manuel Godinho, criador de gado bovino, na Herdade dos Polvorinhos, confirma que este ano está a "ser bom para o dos animais no Verão". O produtor diz que o perigo pode acontecer se a partir da segunda quinzena de Junho "os calores apertarem". Aí há fortes possibilidades de "aparecerem as pragas", que são sempre perigosas e mais difíceis e onerosas de combater", rematou.
Nos barros de Beja, os terrenos estão cheios de água e começa a existir a preocupação da queda de granizo que pode destruir os frutos das oliveiras".
Teixeira Correia
* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *
Fonte (Imagem e texto): Jornal de Notícias

Sem comentários: