quinta-feira, 22 de maio de 2008

1782. Alpes Suíços com as menores taxas de neve dos últimos 20 anos

A queda de neve nos Alpes suíços diminuiu drasticamente nos anos 1980 e, desde então, nunca mais reencontrou os seus níveis anteriores, segundo um estudo de investigadores suíços, publicado na edição de quarta-feira do jornal britânico New Scientist. Ao estudar os dados meteorológicos num período de 60 anos, Christoph Marty, do Instituto Federal para o Estudo da Neve e das Avalanches, assinalou um grande desprendimento da altura de neve no final dos anos 80 nos Alpes Suíços.
Segundo Marty, o número médio de dias de neve dos últimos 20 anos é o mais baixo dos assinalados desde o início do levantamento dos dados meteorológicos nos últimos 100 anos. Nalguns Invernos, a quantidade de neve chegou mesmo a ser inferior em 60 por cento nos volumes constatados no início dos anos 80.
Apesar das pesquisas terem já demonstrado os efeitos do aquecimento climático sobre a redução do manto de neve alpino, este estudo, é o primeiro a ter em conta dez anos de novos dados recolhidos em 34 estações com altitudes entre os 200 e os 1800 metros. Segundo o Centro de Estudo da Neve de Météo-France, a temperatura do ar a 1.800 metros de altitude aumentou, em 45 anos (entre 1958 e 2002) entre 1 e 3 graus.
Os resultados das investigações de Christoph Marty serão publicados no jornal Geophysical Research Letters.

* * * * * * * * * * * * * * * *

Sem comentários: