quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

2248. PORTUGAL CONTINENTAL: Situação de mau tempo (II)

Neve: 152 pessoas e 46 viaturas resgatadas em Viseu – A queda de neve obrigou este sábado ao resgate de 152 pessoas e 46 viaturas em vários concelhos do distrito de Viseu, segundo um balanço do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS). «Foram situações sem gravidade, de pessoas que ficaram presas na neve. Ajudámos a retirá-las e às viaturas», explicou à Agência Lusa a mesma fonte, acrescentando que ocorreram em estradas dos concelhos de Castro Daire, Cinfães, Viseu, Sátão e Vila Nova de Paiva.
Apesar de a neve ter caído com muita intensidade em vários concelhos do distrito, o CDOS apenas registou três acidentes «em gravidade». «O mais grave foi um na auto-estrada A24, às 19:12, na zona do Mezio (Castro Daire), no sentido Viseu-Vila Real. Resultaram quatro feridos muito ligeiros», contou.
Cerca das 22h30 estavam ainda cortadas ao trânsito a Estrada Nacional 321 entre Castro Daire e Cinfães e as municipais entre Resende e Feirão, Campo Benfeito e Picão (Castro Daire), Vilar de Peso e Pindelo, Papas e Gralheira e Bustelo e Alhões (todas no concelho de Cinfães). Encontra-se também condicionada a estrada municipal entre Coelheira e Candal, em S. Pedro do Sul (Fonte: Portugal Diário).
Mau tempo: Circulação restabelecida na fronteira de Vilar Formoso - A circulação de veículos pesados com destino a Espanha foi restabelecida na fronteira de Vilar Formoso pelas 22:15, disse à Lusa fonte da GNR da Guarda. Segundo o major Cunha Rasteiro, relações públicas do Comando Territorial da GNR da Guarda, a fronteira esteve condicionada devido à existência de neve e gelo na auto-estrada espanhola 620, mas "com a melhoria das condições da via a Guarda Civil levantou a restrição da circulação de veículos pesados em Espanha".
"O Parque TIR de Vilar Formoso estava cheio e a saída dos veículos começou a ser feita faseadamente em direcção a Espanha", disse aquele responsável à Agência Lusa. Recordou que as restrições impostas pelas autoridades espanholas, iniciadas cerca das 20:00, deveram-se ao facto de aquela auto-estrada ter permanecido cortada ao trânsito a partir de Burgos, em direcção à fronteira francesa e de nas proximidades de Salamanca o piso se encontrar com gelo (Fonte: Expresso).

Sem comentários: