sábado, 7 de fevereiro de 2009

2292. PORTUGAL CONTINENTAL: Persistência de condições meteorológicas adversas

Mau tempo: Alerta amarelo até segunda-feira - A Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) colocou em alerta amarelo até segunda-feira dez distritos do Norte e Centro do país devido à queda de neve e ao vento forte nas terras altas. Seis distritos estão com estradas cortadas devido à neve ou inundações, seis das 21 barras marítimas estão encerradas e três condicionadas.
A ANPC determinou o prolongamento do alerto amarelo (segundo de uma escala de quarto) até às 09:00 de segunda-feira nos distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda e Castelo Branco.
Aveiro e Coimbra estão com alerta amarelo desde as 22:00 de sexta-feira, indica, em comunicado, a ANPC, adiantando que foi reforçado todo o dispositivo de escalão local e distrital da Protecção Civil nestes distritos. O Instituto de Meteorologia prevê para sábado e domingo aguaceiros, que serão de neve acima dos 400 metros, e vento forte com rajadas até 80 quilómetros nas terras altas.
Segundo a ANPC, estas condições meteorológicas podem provocar possibilidade de persistência de neve e gelo nas estradas, podendo conduzir a retenção temporária de veículos e pessoas nas vias, aumento de acidentes rodoviários e isolamento temporário de núcleos habitacionais, além de poder causar danos em estruturas montadas ou suspensas, possibilidade de aumento de incêndios urbanos e eventuais dificuldades com embarcações. A ANPC recomenda ainda à população para estar atenta às indicações da protecção civil, à adequada fixação de estruturas soltas, à desobstrução dos sistemas de escoamento de águas e aos cuidados a ter com lareiras e outros sistemas de aquecimento.
Seis distritos com estradas cortadas - Seis distritos do país continuam, este sábado, com estradas cortadas e condicionadas devido à neve ou por inundação, segundo informações da ANPC. Em causa estão os distritos de Beja, Coimbra, Castelo Branco, Viseu, Guarda e Aveiro.
A Estrada Municipal (EM) 532 em Odemira, distrito de Beja, está cortada por inundação, bem como os troços que ligam Alqueidão a Amiera e Lavos a Alqueidão, em Coimbra.
Devido à neve estão cortadas as estradas que dão acesso à Serra da Estrela nos distritos da Guarda e Castelo Branco. Em Viseu, está cortada por causa da neve a estrada entre Resende e Feirão e no distrito de Aveiro é o troço que liga Cabreiros a Alto da Freita, além de estar condicionada ao trânsito a via entre Serra da Freita e Covo.
Seis das 21 barras marítimas estão encerradas - Seis das 21 das barras marítimas de Portugal Continental encontram-se encerradas a toda a navegação devido ao mau tempo, enquanto outras duas, estão condicionadas, indica o site da Marinha Portuguesa.
Segundo a Marinha, Caminha, Vila Praia de Âncora, Póvoa do Varzim, Douro, Figueira da Foz e São Martinho do Porto são as barras que se encontram encerradas há quase um mês. O porto de Aveiro está condicionado a embarcações com menos de 15 metros, enquanto a barra de Nazaré está encerrada a embarcações de mais de quatro metros. Na barra de Vila do Conde, as embarcações até dois metros devem entrar no porto duas horas antes da preia-mar.
Todos os portos dos Açores e da Madeira se encontram em funcionamento.
* * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Sem comentários: