sábado, 21 de março de 2009

2350. Dia Mundial da Água (22 de Março)

Falta de água potável é a
segunda maior causa de morte entre crianças
* * *
A falta de água potável é a segunda maior causa de morte de crianças com menos de cinco anos, indica um estudo divulgado pela agência das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). A directora da secção da Água, Saneamento e Higiene da UNICEF, Clarissa Brocklehurst, lembrou, na apresentação do estudo que o 'acesso à agua potável e o saneamento são essenciais para todos os aspectos da vida das crianças, desde a saúde e a sobrevivência, ao respeito pela sua dignidade'.
De acordo com o estudo - divulgado para assinalar o Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de Março - cerca de 4.200 crianças por dia morrem em todo o mundo devido a doenças relacionadas com a falta de água potável. Cerca de 900 milhões de pessoas em todo o mundo não têm acesso a água potável e 125 milhões de crianças com menos de cinco anos vivem em lugares sem acesso a fontes seguras de água potável, enquanto 2.500 milhões de pessoas vivem sem saneamento básico, indica o estudo.
As regiões do oeste e centro de África - que concentram cerca 170 milhões de pessoas, metade das quais com menos de 18 anos de acordo com números referentes a 2006 - são as que contam com menos cobertura de saneamento básico e acesso a água no mundo. Entre os países cujo abastecimento de água potável cobre menos de da população encontram-se a Guiné-Bissau (43 por cento de cobertura), Níger (42 por cento), Nigéria (47 por cento), Republica Democrática do Congo (46 por cento) e o Chade (48 por cento).
'A evolução do abastecimento de água é claramente insuficiente em comparação com o nível necessário para alcançar os Objectivos do Milénio das Nações Unidas, que contemplam a redução para metade da população mundial sem acesso a agua potável', refere o estudo da UNICEF.
Entretanto, uma das actividades organizadas para a celebração do Dia Mundial da Agua, será uma campanha de angariação de fundos, promovida pela organização 'Fundo dos Estados Unidos para a UNICEF', nos restaurantes nos Estados Unidos, em que os clientes poderão pagar um dólar para beber água da torneira, normalmente gratuita. A organização defende que 'com um dólar, a UNICEF consegue 40 litros de água potável, suficiente para satisfazer as necessidades de água de uma criança durante 40 dias'.
Em anos anteriores esta iniciativa angariou quase um milhão de dólares e proporcionou água potável a crianças na Costa do Marfim, Guatemala, Iraque, Laos e em Nicarágua.
* * * * * * * * * * * * * * * * * *
Fonte:
Correio do Minho

Sem comentários: