quarta-feira, 4 de março de 2009

2324. PORTIMÃO: A terra vai tremer… a fingir

Um sismo com uma intensidade entre VI a VII na Escala de Mercalli vai atingir o barlavento algarvio na manhã de 5 de Março. Este é o ponto de partida para o exercício “Sismex 2009”, em Portimão. Este sismo com hora marcada, às 09h45 do dia 5 de Março, não passa de um teste para avaliar a eficácia dos planos de emergência existentes, além de treinar a capacidade de intervenção dos agentes de Protecção Civil locais, face a situações reais de emergência.
O exercício “Sismex 2009” acontece no âmbito das actividades previstas no Projecto de Acção Educativa “Mais Segurança, melhor Escola” do Município de Portimão e está integrado nas comemorações do Dia da Protecção Civil, celebrado a 1 de Março. Participam no simulacro as escolas EB Júdice Fialho, EB1 das Vendas, EB 2,3 D. Martinho Castelo Branco, EB1 do Pontal, Colégio “A Flor” e o Mercado Municipal de Portimão.
O alarme é despoletado nas escolas E.B. 2,3 Júdice Fialho e EB1 das Vendas, às 09h45, continuando depois, às 11h00, nas escolas E.B. 2,3 D. Martinho Castelo Branco, EB 1 do Pontal, Colégio “A Flor” e EB 1 de Montes de Alvor. O exercício chega ao Mercado Municipal de Portimão às 15h15, com um simulacro de incêndio.
Veículos de combate a incêndio, ambulâncias e pessoal dos Bombeiros Voluntários de Portimão, viaturas e pessoal da Policia de Segurança Pública, Guarda Nacional Republicana e do Corpo Nacional de Escutas, bem como elementos locais do Serviço de Saúde e do INEM serão elementos activos na concretização da iniciativa, que pretende ter o maior realismo possível. A autarquia alerta para a grande movimentação de veículos dos Bombeiros, ambulâncias e Forças de Segurança pelas artérias da cidade de Portimão e acessos a Montes de Alvor e Vendas (Malheiro), entre as 09h45 e as 16h00 e esclarece também “que a realização deste exercício não está de modo algum relacionada com o conhecimento ou previsão de ocorrência de qualquer situação de risco”.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Sem comentários: