terça-feira, 3 de março de 2009

2323. PORTUGAL CONTINENTAL: Vento forte, frio, chuva e neve a partir de amanhã

Carta Sinóptica de Superfície prevista para
amanhã, dia 5 de Março de 2009, às 12h00
Fonte: MetOffice
* * *
O estado do tempo em Portugal Continental vai passar a estar condicionado pela presença de uma profunda depressão localizada nas mediações das Ilhas Britânicas e um anticiclone centrado nas imediações do Arquipélago dos Açores. A enorme diferença de pressão atmosférica entre a depressão e o anticiclone irá criar um intenso fluxo de noroeste sobre a Península Ibérica, fazendo aumentar a intensidade do vento, que pode vir a alcançar rajadas na ordem dos 100 quilómetros por hora, sobretudo nas terras altas.
Para amanhã é esperada a aproximação e passagem de uma superfície frontal fria, associada ao centro de baixas pressões localizado sobre as Ilhas Britânicas, pelo que se espera um aumento da nebulosidade, de norte para sul, e a ocorrência de precipitação que será mais intensa e persistente nas regiões do Norte.
Após a passagem da superfície frontal, o vento rodará para Noroeste e tornar-se-á moderado a forte, sendo muito forte com rajadas nas terras altas. É esperada também uma descida da temperatura a partir da tarde, o que fará diminuir a cota de neve para altitudes relativamente mais baixas nas regiões do interior norte e centro.

Sem comentários: