domingo, 19 de abril de 2009

2394. Bico do Mexilhoeiro em perigo de desaparecer!

É mais uma consequência da forte ondulação provocada pelos barcos da Soflusa. Depois de ter provocado profundas alterações em toda zona ribeirinha, em especial na zona dos moinhos de Aburrica, é agora a zona mais a norte que está a sofrer.
Grandes movimentações de areia estão a ser deslocadas ou mesmo a desaparecer da zona do bico do Mexilhoeiro, colocando em risco toda a zona. O fecho da entrada do canal da caldeira de brancampos pode mesmo vir a fechar.
De acordo com a informação avançada por alguns pescadores, os efeitos dos catamarãs já se faz sentir, há algum tempo, com o assoreamento do canal. Espécies de bivalves da zona já estão desaparecer.
A famosa lambujinha, que tanto gostam os barreirenses, já é difícil de apanhar nesta zona. Uma situação que contrasta com a abundância existente antes da vinda dos catamarãs para a ligação Barreiro-Lisboa.
Devido aos estragos provocados em Alburrica, o porto de Lisboa pediu para ser feito um estudo sobre o impacto provocado pelos barcos da Soflusa. No entanto, parece que ninguém conhece o seu resultado ou este está muito bem guardado.
Segundo algumas informações recolhidas, até a marinha tem reclamações devido à ondulação provocada pelos catamarãs, dado que vai mexer nos barcos de guerra, ancorados na base do Alfeite.
Cidadão Repórter
* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *
Fonte (Texto e imagem): Rostos.pt

Sem comentários: