sexta-feira, 24 de abril de 2009

2400. PORTUGAL CONTINENTAL: Tempo instável no fim-de-semana

Previsão de nebulosidade, vento e pressão atmosférica para
Domingo, 26 de Abril de 2009 (00h00)
Fonte: Meteored
* * *
A partir da tarde de hoje iniciou-se uma alteração das condições sinópticas que se irão trazer uma situação de instabilidade à maior do território de Portugal Continental durante o fim-de-semana.
Assim, o extremo meridional de uma superfície frontal trouxe alguma nebulosidade à faixa litoral das regiões do norte e centro nas últimas horas, levando à rotação do vento para noroeste e à entrada de uma massa de ar relativamente mais fria, o que provocou já uma descida moderada da temperatura em alguns locais durante o dia de hoje, comparativamente aos valores registados nos últimos dias.
Nas próximas horas, e especialmente para amanhã, espera-se a entrada de ar mais frio em altura sobre a Península Ibérica, o que irá provocar uma acentuada instabilidade do estado do tempo em Portugal Continental para Sábado, especialmente para o final da tarde. Assim, segundo a previsão do Instituto de Meteorologia, para Sábado espera-se inicialmente, para Portugal Continental, céu em geral pouco nublado, tornando-se gradualmente muito nublado a partir da tarde, com ocorrência de aguaceiros, que poderão serão de neve nas áreas mais montanhosas a partir do final do dia e descida da temperatura. Haverá também condições para a ocorrência de trovoadas e queda de granizo nas regiões do centro e sul.

Sem comentários: