quinta-feira, 17 de junho de 2010

3015. Maio foi o mês mais quente de que há registo

O mês de Maio foi mês mais quente desde que há registo no planeta Terra. Portugal não foi excepção, registando até uma onda de calor entre os dias 17 e 23.
O mês de Maio foi o mais quente desde que há registo, de acordo com a NOAA, equivalente ao Instituto de Meteorologia em Portugal. É o 303º mês seguido mais quente na média global do século XX. “Desde Fevereiro de 1985, cada mês tem sido mais quente do que a média do século XX”, disse Deke Arndt, chefe da monitorização climática do NOAA, por telefone a partir de Asheville, Carolina do Norte, à agência Reuters.
A maioria dos países do mundo sentiu diferenças nas temperaturas, com mais incidência na parte oriental da América do Norte, no Brasil oriental, na Europa oriental, no sul da África, na Rússia oriental e na África equatorial. A província chinesa de Yunnan registou o mais quente mês de Maio desde 1951, assim como em Ontário, Canadá.
Também em Portugal Continental, o mês de Maio teve temperaturas elevadas. Entre os dias 17 e 23, foi registada uma onda de calor em algumas zonas do país, nomeadamente em alguns locais no litoral e em parte do Alentejo. No final de Maio, o número de dias com temperaturas máxima igual ou superior a 25ºC e a 30ºC foi superior ao valor normal. No Continente, a temperatura média do ar foi superior ao valor médio registado entre 1971e 2000, com mais 0,6ºC.
A precipitação ocorrida neste mês foi inferior ao normal (36,3 mm), com anomalia de -34,9mm, apontando-o assim como um mês seco a normal em Portugal continental.
A nível mundial, e tendo em conta apenas a temperatura global média, o período entre Março e Maio aparece como o mais quente jamais registado. As temperaturas dos oceanos à superfície, nesse mesmo período, colocam-no como o segundo mais quente de sempre, depois de 1998. Além dos registos de um mês de Maio mais quente que o normal, as temperaturas à superfície bateram recordes – para o calor na terra e nos oceanos – nos períodos de Março a Maio e de Janeiro a Maio, segundo dados da organização.
A combinação da temperatura da Terra com a dos oceanos, à superfície, para Maio foi de 15,46ºC, acima da média do século XX, que era de 14,8ºC. A temperatura à superfície da Terra em Maio foi de 12,15º C, que é 1,04ºC acima da média do século passado – o mais quente já registado.
A tendência de aquecimento global a longo prazo, tendo em conta que o gelo do mar Árctico está a diminuir, assim como a quantidade de neve que cobre a Terra, vai ao encontro da ciência que defende as mudanças climáticas, acrescenta Arndt. Vários cientistas do clima acreditam que a superfície da Terra está a aquecer, em parte devido às emissões de gases com efeito estufa, incluindo dióxido de carbono.
Vera Rodrigues
* * * * * * * * * * * * * * * * * *

Sem comentários: