domingo, 27 de fevereiro de 2011

3404. TROVOADA EM OLIVEIRA DE AZEMÉIS: Avarias informáticas limitam consultas no Centro de Saúde

O Centro de Saúde de Oliveira de Azeméis não pode marcar consultas nem consultar processos de doentes devido a avarias que as trovoadas da semana passada provocaram no seu sistema informático.
A directora do Centro de Saúde revelou à Lusa que a unidade “está a funcionar com muitas limitações há oito dias”, porque “as ligações informáticas em rede estão cortadas desde a trovoada da semana passada e a ARS Norte [Administração Regional de Saúde do Norte] ainda não conseguiu resolver o problema”. Referindo que “os utentes não entendem a situação”, a responsável disse compreender a “razão” dos pacientes e explicou que os próprios funcionários sentem-se constrangidos, porque não podem fazer nada”.
Na prática, a falta de acesso aos programas informáticos centrais disponibilizados através da Internet para coordenação do trabalho de médicos, enfermeiros e administrativos impossibilita a marcação de compromissos médicos e também a consulta de processos – para analisar o historial do doente, averiguar que medicamentos esse vem tomando, verificar que vacinas tem em falta ou comparar análises actuais com as precedentes.
“Vamos tentando resolver o problema com o servidor que ainda está no Centro de Saúde antigo”, declarou Odete Pinho, embora “trabalhar normalmente não seja possível”. A directora do Centro adianta que, na sequência das trovoadas da semana passada, “só na área de influência da ARS Norte houve 60 e tal situações idênticas”.
Nos dois outros centros de saúde do Agrupamento Entre Douro e Vouga 2 – Aveiro Norte, nomeadamente os de Vale de Cambra e S. João da Madeira, “também houve problemas parecidos, mas eram menos complicados e já foram resolvidos”. Declarando-se “em contacto regular com a ARS Norte” para obtenção de uma solução, a Directora do Centro de Saúde admite ainda não ter sido encontrada uma solução. “Eles ainda não resolveram isto porque também não sabem como. Primeiro, dizia-se que a culpa era da PT; depois acharam que era qualquer coisa relacionada com o router; e, agora, parece que, afinal, depende tudo da ACSS [Administração Central dos Sistemas de Saúde]”.
Fonte do Gabinete de Comunicação da ARS Norte não confirma que se tenham verificado cerca de 60 situações idênticas na área de influência desse organismo, mas admite que, “fruto das trovoadas da semana passada, houve um conjunto de equipamentos de comunicação que avariaram”. A mesma fonte garante que “a ACSS está a tratar de resolver o problema” – à semelhança do que já fez em Famalicão, Maia e Paços de Ferreira – e “a insistir com a empresa com a qual tem contrato, para que a situação fique normalizada o mais rapidamente possível”.
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